Relatório da seguradora Allianz revela que as distrações causadas pelo uso de tecnologias ao dirigir – como por exemplo o celular – aumentam o risco de acidentes em 50%.
Além disso, o estudo mostra que a proporção de motoristas que pegam seus smartphones para ler ou enviar um texto aumentou quase dois terços entre 2016 e 2022, de 15 para 24%”.
“Usar um smartphone enquanto dirige tornou-se uma parte normal da vida cotidiana. Ao mesmo tempo, o número de possíveis distrações nos veículos está aumentando”, aponta a diretora de Sinistros da seguradora. “Embora muitos motoristas estejam cientes do perigo, eles não transferem essa percepção para a condução do dia a dia.”
Em 2016, apenas um terço dos motoristas possuía um veículo com display central (computador de bordo). De lá para cá, essa proporção aumentou para quase 50%. Cerca de metade dos entrevistados no estudo da Allianz confirmou que se distrai ao operar o computador de bordo. O risco de acidentes aumenta em 44%.
Algumas funções são particularmente arriscadas. Por exemplo, aqueles que abusam de uma função de direção assistida, como o sistema de assistência à faixa, para liberar as mãos do volante por períodos mais longos, têm uma chance 56% maior de sofrer um acidente. Se o rádio for operado por meio do computador de bordo, o risco quase duplica (89%).
Fonte: Portal Terra.
Por Walber Pydd, advogado especialista em trânsito da CWB Multas, saiba mais clicando aqui.