quarta-feira, 2 julho, 2025
Plantão 190
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
Plantão 190
No Result
View All Result
Home Notícias

Em Curitiba, maioria das crianças vítimas da violência sexual tem de 10 a 14 anos

by Jéssica Frigério
17 de maio de 2023
in Notícias, Plantão 190
0
Em Curitiba, maioria das crianças vítimas da violência sexual tem de 10 a 14 anos

FOTO CANVA

Quinta-feira (18/5) é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Curitiba, a FAS promoverá um seminário para aperfeiçoar os conhecimentos das equipes que fazem atendimento a esse público.

Meninos e meninas de 10 e 14 anos são as maiores vítimas de violência sexual contra crianças e adolescentes na cidade. É o que mostra o relatório do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) que demonstra dados das Notificações Obrigatórias emitidas pela Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco Para Violência de Curitiba, em 2022. Dos 545 casos registros no ano passado, 198 envolveram crianças nessa faixa etária.

As crianças de 5 a 9 anos estão na sequência da lista da violência, com 137 notificações, seguida pelas de 1 a 4 anos (132), pelos adolescentes de 15 a 17 anos (75) e pelos bebês abaixo de 1 ano (3).

Ainda segundo o relatório da Rede de Proteção, formada pelas secretarias municipais da Saúde e da Educação e a Fundação de Ação Social (FAS), em relação ao gênero das crianças e adolescentes, as meninas foram as maiores vítimas, somando 80,6% (439) das notificações, contra 19,4% (105) que envolveram meninos.

Proteção dos curitibinhas

Em Curitiba, o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e outras violências é um trabalho permanente. Além das secretarias que formam a Rede de Proteção, implantada em 2020, o trabalho conta com a atuação de dez conselhos tutelares existentes nas dez regionais da cidade.

“Curitiba possui uma grande rede de proteção que busca qualificar sempre seus serviços e, acima de tudo, prevenir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, explica o presidente da FAS, Maria Alice Erthal.

Na área da assistência social, a FAS trabalha para prevenir casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com serviços e ações desenvolvidas principalmente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Mas quando alguma situação de violação de direitos acontece, o atendimento passa para a ser feito nos Creas.

As equipes da assistência social são capacitadas para identificar fatores de risco e sinais de alerta de violência contra crianças e adolescentes. Nos casos em que há revelação espontânea de alguma situação, os técnicos fazem a Notificação Obrigatória, o que também é uma regra para as unidades da Educação e da Saúde.

Cabe à FAS acolher as crianças e adolescentes vítimas violência afastados de suas famílias. Esse serviço é ofertado em sete unidades oficiais e outras 15 instituições parceiras que atendem crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos. Elas oferecem aproximadamente 562 vagas para esse público.

Nestes espaços os acolhidos recebem alimentação e vestuário, além de poder acessar outros serviços, como educação, saúde, esporte, lazer, trabalho e emprego.

Educação e Saúde

Assim como na assistência social, na Educação e na Saúde todas as unidades do município mantêm equipes capacitadas para identificar o risco e situações de violência contra crianças, entre elas o abuso e a exploração sexual.

E, ainda, para amparar essas pessoas, principalmente quando elas fazem a revelação espontânea da situação em que vivem. Esse trabalho segue procedimentos definidos no Protocolo da Rede de Proteção, entre eles a Notificação Obrigatória.

Os agentes comunitários de saúde também são alertados para as situações de violência e para a participação em ações preventivas

18 de Maio

O Brasil possui uma data dedica a alertar a população sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, é o 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em 2018, Curitiba instituiu também o Maio Laranja, previsto na Lei 15.321, que tem o objetivo de prevenir e combater o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil.

Durante todo o mês, a FAS intensificou as ações de sensibilização em todas as regionais para tratar do tema e proteger os curitibinhas.

Seminário

Para marcar o 18 de Maio, nesta sexta-feira (19/5), a FAS promoverá um seminário para aperfeiçoar conhecimentos e sensibilizar as equipes que fazem atendimento a crianças e adolescentes, assim como os demais integrantes da rede socioassistencial envolvidos no atendimento a este público. O objetivo do evento é prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O seminário será realizado no Salão de Atos do Parque Barigui, das 9h às 12h, e terá como palestrante a delegada do Núcleo de Combate aos Cibercrimes, Ellen Victer Moço Martins, que vai falar sobre a atuação das Delegacias Especializadas no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Como denunciar?

Situações de abuso e exploração sexual podem ser denunciadas anonimamente e de forma gratuita pela Central 156, da Prefeitura de Curitiba, pelo telefone, app ou pelo site.

Conselhos Tutelares – forma presencial.

Disque 181 – canal de denúncia do Governo do Estado.

Disque 100 – canal de denúncia do Governo Federal.

Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) –  Av. Vicente Machado, 2560 – Campina do Siqueira. Telefone (41) 3270-3370.

Previous Post

Segunda parcela do IPTU 2023 vence no próximo sábado

Next Post

Cinemateca de Curitiba lança sessões adaptadas para pessoas com espectro autista

Please login to join discussion
Dinnebier Soluções Financeiras Dinnebier Soluções Financeiras Dinnebier Soluções Financeiras
Vargas Motopeças Vargas Motopeças Vargas Motopeças

Nasu Sushi Bar

Projectta Gestão Financeira

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.

No Result
View All Result

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.