Com a chegada de mais um mês, a Cinemateca de Curitiba renova sua programação para oferecer ao público sessões especiais de cinema. Neste domingo (1/6), o único filme nacional a ganhar o prêmio Palma de Ouro no festival de Cannes, O Pagador de Promessas, abre a programação mensal, que seguirá com uma homenagem ao diretor e fundador da Cinemateca, Valêncio Xavier: três produções do cineasta serão exibidas na quinta (5/6), a partir das 19h.
Todas as sessões da Cinemateca são gratuitas. Confira AQUI a programação completa.
Além da homenagem, a programação deste mês reúne mais de 100 filmes, com destaque para a mostra de clássicos do terror, que exibirá obras cultuadas como O Exorcista, M – O Vampiro de Dusseldorf (produção de 1931 do diretor alemão Fritz Lang) e até animação A Família Addams, de 2019.
O gênero também estará presente nas sessões infantis, aos domingos, com títulos como As Aventuras de Paddington e um filme que promete agradar toda a família: Scooby-Doo e o Fantasma da Bruxa.
Com exibições de terça a domingo, a Cinemateca oferece duas sessões diárias, algumas delas acompanhadas por comentários de especialistas, antes ou após as exibições.
Brasil em Cannes
O único longa nacional a ter recebido o prêmio Palma de Ouro, honraria máxima do Festival de Cannes, foi o filme O Pagador de Promessas, lançado em 1962 e dirigido por Anselmo Duarte. A obra também foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Internacional, porém não venceu a premiação. A produção será exibida na Cinemateca de Curitiba no primeiro domingo do mês.
Filmes de Valêncio Xavier
O fundador da Cinemateca de Curitiba, além de escritor, era roteirista e diretor de cinema. Para homenagear Valêncio Xavier, serão exibidas três de suas obras. As produções selecionadas foram Carta Ao Caro Signore Fellini, documentário curta-metragem rodado em Curitiba; A Visita do Velho Senhor, curta lançado em 1976; e O Corvo, obra de drama experimental do diretor. As exibições acontecem no dia 5 de junho, a partir das 19h.
Programação Infantil
Aos domingos de junho, a Cinemateca tem sessões especiais e arrepiantes para os pequenos. A programação conta com filmes como Hugo, animação brasileira lançada em 2025; As Aventuras de Paddington, longa de comédia europeu; e A Família Addams, animação que conta mais aventuras sobre a família do terror.
Sessão surpresa
Com um acervo assustador, a Cinemateca exibirá filmes clássicos do terror, com títulos de diferentes eras do cinema. A partir do dia 20 de junho, o gênero dominará a telona, e estão na lista O Exorcista r Carrie a Estranha, duas produções norte-americanas, e obras de outros países, como o alemão M – O Vampiro de Dusseldorf.
No sábado (28/6), uma Sessão Surpresa traz uma seleção de longas de terror e a escolha será feita por meio de um sorteio entre o público, ou seja, a tensão já estará no ar, antes mesmo do início do filme.
Exibições especiais
Ainda no mês de junho, a Cinemateca será palco para as exibições dos cineclubes parceiros, agregando diversidade na programação. Além disso, o cinema da Prefeitura receberá parte do circuito do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que na programação traz também uma seleção de longas paranaenses.
Serviço
Junho na Cinemateca de Curitiba
1 de junho (domingo)
19h – O Pagador de Promessas
Brasil, 1962 – direção: Anselmo Duarte
Elenco: Leonardo Villar, Dionísio Azevedo, Glória Menezes
Zé do Burro, um homem simples e devoto, promete carregar uma cruz até Salvador para agradecer a Santa Bárbara pela salvação de seu burro atingido por um raio. Apesar de o animal sobreviver, Zé enfrenta muitos obstáculos, incluindo a resistência do padre local, em sua tentativa de cumprir a promessa.
3 de junho (terça)
19h – O lado que ninguém vê
Brasil, 2024 – direção: Danton Cesar e Jonah Emilião
Aos 25 anos, um ex-skatista vive o declínio da carreira enquanto enfrenta vícios e crises pessoais.
4 de junho (quarta)
19h – Compasso de espera (Cineclube São Bernardo)
Brasil, 1973 – direção: Antunes Filho
Jorge, poeta negro, enfrenta o racismo enquanto vive um triângulo amoroso tenso e desigual.
5 de junho (quinta)
19h – Mostra Cinemateca 50 anos – Os filmes de Valêncio Xavier
Carta ao caro Signore Fellini
Curitiba, 1979, documentário – direção: Valêncio Xavier
Um convite para Fellini conhecer Curitiba, mostrando aspectos sociais, políticos e culturais da cidade.
A visita do velho senhor
Curitiba, 1976 – direção: Ozualdo Candeias
Adaptação do conto de Poty Lazzarotto sobre a visita de um homem que tortura uma prostituta.
O corvo
Curitiba, 1983 – direção: Valêncio Xavier
Livre adaptação do poema de Edgar Allan Poe, com tradução de Jardim Reinaldo.
6 de junho (sexta)
19h – Lufe Steffen
Uma breve história da imprensa LGBT+ no Brasil
Brasil, 2024, documentário – direção: Lufe Steffen
Resgata a trajetória da imprensa LGBTQIA+ no Brasil, de 1963 aos dias atuais.
7 de junho (sábado)
19h – Allons enfants (Cineclube Aliança Francesa)
França, 2021 – direção: Thierry Demaizière e Alban Teurlai
Em Paris, um colégio usa o hip-hop para integrar jovens e combater o fracasso escolar.
19h – Lufe Steffen
São Paulo em hi-fi
Brasil, 2016, documentário – direção: Lufe Steffen
Relembra a era de ouro da noite gay paulistana, marcada por boates, artistas e resistência.
8 de junho (domingo)
16h – Sessão infantil
Hugo
Brasil, 2025 – direção: Chico Cardoso e Carla Henze
Hugo descobre que seu coração gigante o torna diferente, mas aprende que ser único traz esperança.
As aventuras de Paddington
França/Reino Unido, 2014 – direção: Paul King
Após um terremoto, o urso Paddington é enviado a Londres, onde tenta se adaptar com a ajuda da família Brown.
19h – Lufe Steffen
Nós somos o amanhã
Brasil, 2023 – direção: Lufe Steffen
Nos anos 80, a professora Clara usa a música para ajudar alunos a superar o bullying e se empoderar.
10 de junho (terça)
17h – Diário de uma busca
Brasil, França, 2010, documentário – direção: Flavia Castro
Após a morte suspeita do pai, Flavia investiga sua vida e o fracasso do projeto político da família.
19h15 – Los rubios
Argentina, 2003, documentário – direção: Albertina Carri
A diretora investiga o desaparecimento dos pais na ditadura, questionando a possibilidade de se encontrar a verdade.
11 de junho (quarta)
19h30 – Vigor Mortis – Os primeiros 27 anos – Um guia de sobrevivência
Brasil, 2025, documentário – direção: Paulo Biscaia Filho
Depoimentos revelam a trajetória afetiva e sangrenta da companhia curitibana Vigor Mortis desde 1997.
Haverá bate-papo com o diretor após a exibição.
12 de junho (quinta)
Festival Olhar de Cinema
15h – Em vez de árvores
Alemanha/Argentina, 2015 – direção: Philipp Hartmann
Um filme entre ficção e documentário que questiona a natureza da natureza e do cinema.
17h15 – Sessão com bate-papo
Quarup – Sete Quedas
Brasil, 1983 – direção: Frederico Fullgraf
O curta registra os últimos dias das Sete Quedas antes do alagamento pela usina de Itaipu.
Desapropriado
Brasil, 1983 – direção: Frederico Fullgraf
Documentário sobre famílias desapropriadas e a luta contra a submersão de terras pela usina de Itaipu.
19h30 – Sessão com bate-papo
Conseguimos fazer um filme
Portugal, 2025 – direção: Tota Alves
Maria Inês vive as primeiras brisas do amor nas férias, entre missangas e a rodagem de um filme.
Fronteriza
Brasil/Paraguai, 2025 – direção: Rosa Caldeira e Nay Mendl
Lucca viaja a Foz do Iguaçu para conhecer o pai e acaba descobrindo os segredos da fronteira.
Esportes aquáticos
Filipinas, 2024 – direção: Whammy Alcazaren
Jelson e Ipe enfrentam provações enquanto tentam sobreviver num mundo devastado pelas mudanças climáticas.
Americana
Brasil, 2025 – direção: Agarb Braga
Cinco amigas são detidas após uma briga; na delegacia, segredos vêm à tona, revelando verdades inesperadas.
13 de junho (sexta)
Festival Olhar de Cinema
13h30 – Ariel
Espanha/Portugal, 2025 – direção: Lois Patiño
Em uma ilha mágica, uma atriz descobre habitantes transformados em personagens shakespearianos.
15h45 – Invenção
EUA, 2024 – direção: Courtney Stevens
Após a morte do pai conspiracionista, sua filha herda um dispositivo experimental e enfrenta o luto.
17h30 – Quarup – Sete Quedas
Brasil, 1983 – direção: Frederico Fullgraf
O curta registra os últimos dias das Sete Quedas antes do alagamento pela usina de Itaipu.
Desapropriado
Brasil, 1983 – direção: Frederico Fullgraf
Documentário sobre famílias que lutaram contra a submersão de suas terras pela usina de Itaipu.
19h30 – Sessão com bate-papo
Maira Porongyta – O aviso do céu
Brasil, 2025 – direção: Kujaesage Kaiabi
Itaarió, criador do mundo, convoca os deuses Kaiabi para transmitir um aviso inquietante.
Barco de tolos
Líbano/Alemanha, 2025 – direção: Alia Haju
Alia encontra força e amizade durante a revolução em Beirute, ao lado do aspirante a super-herói Abu Samra.
Ontem lembrei de minha mãe
Brasil, 2025 – direção: Leandro Afonso
Um episódio da infância retorna à memória de um homem sem terra.
14 de junho (sábado)
Festival Olhar de Cinema
13h30 – Sessão com bate-papo
Voz Zov Vzo
Brasil, 2025 – direção: Yhuri Cruz
Em 1975, Jade aquece a voz e enfrenta silêncios do passado trazidos por uma carta da irmã.
15h – Fire Supply
Argentina, 2024 – direção: Lucía Seles
Uma reflexão surreal sobre amor, perda e limites, com imagens e textos inusitados.
18h – Sessão com bate-papo
Entre Sinais e Marés
Brasil, 2025 – direção: João Gabriel Ferreira, João Gabriel Kowalski
Mari e Ana, duas surdas, viajam até a Ilha do Mel em busca de um guia que fale a língua delas.
Areia
Brasil, 2025 – direção: Ive Machado, Gustavo Ribeiro
Uma jornada pelo deserto revela desejos e medos, mostrando como a vida surpreende.
Bem Me Quer, Mal Me Quer
Brasil, 2025 – direção: Victoria Spitzner, Gabrielle Santana
Mãe e filha revisitam Paranaguá para confrontar traumas e buscar cura através da memória.
Dança dos Vagalumes
Brasil, 2025 – direção: Maikon Nery
Joana volta ao assentamento onde cresceu para ensinar e enfrentar a memória da luta do pai.
19h45 – Sessão com bate-papo
Después del Silencio
Canadá, 2024 – direção: Perotti Matilde-Luna
Uma cineasta confronta o tabu familiar ao revisitar a avó após anos de silêncio.
A Nave que Nunca Pousa
Brasil, 2025 – direção: Ellen Morais
Uma nave paira sobre comunidade quilombola no sertão, gerando tensão e mistério.
Ídolo Evanescente
França/Kuwait/Qatar, 2025 – direção: Majid Al-Remaihi
Um arqueólogo retorna à ilha natal após a guerra, refletindo sobre memória e pertencimento.
Girassóis
Brasil, 2025 – direção: Jessica Linhares, Miguel Chaves
Zé, um idoso negro, enfrenta a dura rotina de trabalho e seus impactos na vida familiar.
15 de junho (domingo)
Festival Olhar de Cinema
13h30 – Sessão com bate-papo
Na Passagem do Trópico
Brasil, 2025 – direção: Francisco Miguez
Um topógrafo em Ubatuba lida com desordem geográfica e memórias reveladas pelo trabalho.
15h30 – Um Corpo para Habitar
EUA, 2025 – direção: Angelo Madsen
Um filme sobre modificação corporal, entrelaçando fotos e vozes de idosos gays.
17h30 – Sessão com bate-papo
Fabulosas – Operação Aranha
Brasil, 2025 – direção: Th Fernandes, Lu Lambertti
A jornalista travesti Leôncia investiga a morte de uma amiga, enfrentando forças sobrenaturais.
Guairacá
Brasil, 2025 – direção: Luan Rodrigues
Documentário sobre a história de Guairacá e a luta indígena e camponesa no Paraná.
A Mão Invisível
Brasil, 2025 – direção: Fernando Moreira
Guilherme abre um estacionamento, mas se frustra quando a realidade contraria seus ideais.
Interior, Dia
Brasil, 2025 – direção: Luciano Carneiro, Paulo Abrão
Paulinho retorna à cidade natal após o funeral da avó e inicia uma busca por uma fotografia.
19h30 – Sessão com bate-papo
O Reinado de Antoine
Cuba, 2025 – direção: José Luiz Jiménez Goméz
Visman cuida do pai e usa fantasias históricas para escapar da dura realidade.
Seco
Brasil, 2025 – direção: Stefano Volp
Um ex-militar tenta provocar emoções para recuperar as lágrimas antes de morrer.
As Loucas do Sótão
Espanha, 2024 – direção: Tamara Garcia Iglesias
O filme explora a representação da loucura no cinema mudo, evocando Marguerite Duras.
Mais um Dia
Brasil, 2025 – direção: Vinicius Silva
A artista Leonora Maia vive mais um dia de criação na Amazônia.
Coração Azul
Haiti/França, 2025 – direção: Samuel Suffren
Em meio à espera pelo filho nos EUA, Marianne e Pétion revelam inseguranças e esperanças.
16 de junho (segunda-feira)
Festival Olhar de Cinema
13h30 – Quando o Telefone Tocou
Sérvia/EUA, 2024 – direção: Iva Radivojevic
Uma reconstrução íntima de um telefonema que apaga o país, a história e a identidade da protagonista de 11 anos.
15h30 – Aoquic Lez in Mexico! O México Não Existirá Mais
México, 2025 – direção: Annalisa D. Quagliata Blanco
Imagens intensas misturam mitos coloniais, memórias fragmentadas e divindades no caos urbano da Cidade do México.
18h15 – Conseguimos Fazer um Filme
Portugal, 2025 – direção: Tota Alves
Maria Inês vive um verão de descobertas e amizade, entre brincadeiras e a filmagem de um filme caseiro.
Fronteriza
Brasil/Paraguai, 2025 – direção: Rosa Caldeira, Nay Mendl
Lucca, jovem trans, viaja à fronteira trinacional e, ao conhecer Diego, descobre os segredos da região.
Esportes Aquáticos
Filipinas, 2024 – direção: Whammy Alcazaren
Dois estudantes apaixonados encaram provações físicas e mentais enquanto enfrentam um mundo em colapso climático.
Americana
Brasil, 2025 – direção: Agarb Braga
Cinco amigas detidas após uma briga revelam segredos inesperados durante os depoimentos na delegacia.
20h – Sessão com bate-papo
Maira Porongyta – O Aviso do Céu
Brasil, 2025 – direção: Kujaesage Kaiabi
O criador do mundo convoca os deuses Kaiabi para transmitir um inquietante aviso.
Barco de Tolos
Líbano/Alemanha, 2025 – direção: Alia Haju
Durante a revolução em Beirute, Alia encontra força e amizade ao lado de Abu Samra, um aspirante a super-herói.
Ontem Lembrei de Minha Mãe
Brasil, 2025 – direção: Leandro Afonso
Um homem sem terra revive um episódio marcante de sua infância.
17 de junho (terça-feira)
Festival Olhar de Cinema
13h30 – Medidas para um Funeral
Canadá, 2024 – direção: Sofia Bohdanowicz
Audrey viaja da Noruega ao Canadá para investigar a vida de uma violinista, enquanto foge de sua mãe.
16h15 – Os Lobos
França, 2025 – direção: Isabelle Prim
Entre o século XVIII e XX, a mesma região testemunha a caça à Besta e o surgimento de uma nova psiquiatria.
18h30
Después del Silencio
Canadá, 2024 – direção: Perotti Matilde-Luna
Uma cineasta retorna à avó após seis anos de silêncio para confrontar o tabu da agressão sexual sofrida.
A Nave que Nunca Pousa
Brasil, 2025 – direção: Ellen Morais
Uma nave paira sobre uma comunidade quilombola, gerando tensão e mudanças nas terras de Aruanda.
Ídolo Evanescente
França/Kuwait/Qatar, 2025 – direção: Majid Al-Remaihi
O arqueólogo Hassan volta à ilha natal após a guerra, em busca de pertencimento e reconstrução.
Girassóis
Brasil, 2025 – direção: Jessica Linhares, Miguel Chaves
Zé, um idoso negro, enfrenta as dificuldades do trabalho e seus impactos na vida pessoal.
20h15
Entre Sinais e Marés
Brasil, 2025 – direção: João Gabriel Ferreira, João Gabriel Kowalski
Mari e Ana, duas surdas, viajam até a Ilha do Mel em busca de alguém que fale a língua delas.
Areia
Brasil, 2025 – direção: Ive Machado, Gustavo Ribeiro
Uma jornada pelo deserto revela desejos, medos e as surpresas que a vida reserva.
Bem Me Quer, Mal Me Quer
Brasil, 2025 – direção: Victoria Spitzner, Gabrielle Santana
Mãe e filha confrontam traumas familiares ao revisitar Paranaguá, em busca de cura pela memória.
Dança dos Vagalumes
Brasil, 2025 – direção: Maikon Nery
Joana retorna ao assentamento da infância para ensinar e lidar com a memória da morte do pai.
18 de junho (quarta-feira)
Festival Olhar de Cinema
13h45 – A Árvore da Autenticidade
Bélgica/Congo, 2025 – direção: Sammy Baloji
Na floresta do Congo, os vestígios de um centro de pesquisa revelam o peso do colonialismo e sua ligação com a crise climática atual.
15h45
O Reinado de Antoine
Cuba, 2025 – direção: José Luiz Jiménez Goméz
Visman cuida do pai e cria uma fantasia histórica para escapar das dificuldades da vida em Cuba.
Seco
Brasil, 2025 – direção: Stefano Volp
Um ex-militar busca resgatar suas emoções após perceber que não se lembra da última vez que chorou.
As Loucas do Sótão
Espanha, 2024 – direção: Tamara Garcia Iglesias
Exploração das representações da loucura no cinema mudo dos anos 1920 e 1930, evocando Marguerite Duras como possível cura para a loucura.
Mais um Dia
Brasil, 2025 – direção: Vinicius Silva
A artista Leonora Maia vive mais um dia na Amazônia, em sua rotina marcada pela arte e pela floresta.
Coração Azul
Haiti/França, 2025 – direção: Samuel Suffren
No Haiti, Marianne e Pétion aguardam notícias do filho nos EUA, enquanto enfrentam suas inseguranças e o sonho americano distante.
17h45
Fabulosas – Operação Aranha
Brasil, 2025 – direção: Th Fernandes, Lu Lambertti
A jornalista travesti Leôncia investiga a morte de uma amiga, enfrentando mistérios e forças sobrenaturais.
Guairacá
Brasil, 2025 – direção: Luan Rodrigues
Documentário sobre a figura indígena Guairacá, refletindo sobre identidade e ocupação territorial no Paraná.
A Mão Invisível
Brasil, 2025 – direção: Fernando Moreira
Guilherme abre um estacionamento na rua, mas quando a realidade difere dos ideais neoliberais que consome online, toma uma decisão radical.
Interior, Dia
Brasil, 2025 – direção: Luciano Carneiro, Paulo Abrão
Após o funeral da avó, Paulinho retorna ao interior do Paraná, onde um mal-entendido e uma foto perdida o levam a uma busca.
19h15 – Verde Oliva
Brasil, 2025 – direção: Wellington Sari
O cineasta de Curitiba explora, através da história de João, a construção das imagens na sociedade brasileira, com inspiração em Brian De Palma e olhar local.
20 de junho (sexta-feira)
Sessão Clássicos do Cinema de Terror
18h – La Manoir du Diable (A Mansão do Diabo)
França, 1896 – direção: Georges Méliès
Curta-metragem de 3 minutos, considerado o primeiro filme de terror da história. Mostra, de forma cômica e teatral, um encontro com o Diabo e fantasmas. É também visto como o primeiro filme de vampiro. O filme foi perdido até ser redescoberto em 1988 na Nova Zelândia.
Le Château Hanté (O Castelo Assombrado)
França, 1897 – direção: Georges Méliès
Curta de 45 segundos, considerado uma pseudo-sequência de A Mansão do Diabo.
19h – O Exorcista
EUA, 1973 – direção: William Friedkin
Elenco: Ellen Burstyn, Max von Sydow, Linda Blair, Jason Miller
Vencedor de 2 Oscars (Melhor Roteiro e Melhor Som) entre 10 indicações.
Uma mãe percebe mudanças assustadoras na filha e busca a ajuda de um padre, que identifica uma possessão demoníaca. Juntos, tentam salvá-la nesse clássico baseado no livro de William Peter Blatty.
21 de junho (sábado)
Clássicos do Cinema de Terror
16h – M: O Vampiro de Dusseldorf
Alemanha, 1931 – direção: Fritz Lang
Elenco: Peter Lorre, Ing Lundgut
Um infanticida aterroriza Dusseldorf. Incapaz de capturá-lo, a polícia vê criminosos da cidade se unirem para caçar e julgar o assassino.
19h – Carrie, a Estranha
EUA, 1976 – direção: Brian De Palma
Elenco: Sissy Spacek, Piper Laurie, Amy Irving, John Travolta
Indicado ao Oscar (Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante).
Carrie, vítima de bullying e da opressão da mãe religiosa, descobre poderes telecinéticos. Uma humilhação no baile de formatura desencadeia uma reação devastadora. Baseado na obra de Stephen King.
22 de junho (domingo)
Clássicos do Cinema de Terror – Sessão Infantil
16h – A Família Addams
EUA, 2019 – direção: Greg Tiernan, Conrad Vernon
A icônica família enfrenta uma astuta apresentadora de reality show enquanto organiza uma grande celebração familiar.
19h – Enigma de Outro Mundo (The Thing)
EUA, 1982 – direção: John Carpenter
Elenco: Kurt Russell, Wilford Brimley, Keith David
Em uma estação na Antártida, cientistas enfrentam uma criatura alienígena que imita suas vítimas, gerando tensão e paranoia. Um clássico do suspense e da ficção científica.
24 de junho (terça-feira)
19h – Beatrice Cenci (Cineclube Soberano)
Itália, 1956 – direção: Riccardo Freda
Beatrice, filha do nobre Francesco Cenci, apaixona-se por um tenente, mas enfrenta o ciúme do pai violento e a hostilidade da madrasta Lucrezia.
25 de junho (quarta-feira)
19h – Um Céu de Estrelas (Cineclube São Bernardo)
Brasil, 1996 – direção: Tata Amaral
Dalva, uma cabeleireira prestes a viajar para Miami, encontra-se inesperadamente com o ex-noivo, desencadeando uma tensão entre desejo e violência.
26 de junho (quinta-feira)
19h – Entre Ouro e Escombros: Memórias, Narrativa Fílmica e História no Garimpo de Serra Pelada
Lançamento de livro e bate-papo com a autora Letícia Bruel e os professores convidados Rosane Kaminski e Wagner de Alcântara Aragão.
Observação: Haverá intérprete de Libras.
27 de junho (sexta-feira)
17h – Desejo de Ser Mãe (Cineclube do Centro Cultural da Espanha)
França/Argentina/Espanha/Bélgica, 2005 – direção: Juan Solanas
Hélène (Carole Bouquet) é uma executiva francesa bem-sucedida que deseja muito ser mãe. Como a adoção é proibida em seu país, ela viaja à Argentina para realizar esse sonho, mesmo que precise recorrer a meios ilegais.
Clássicos do Cinema de Terror
19h – O Que Terá Acontecido a Baby Jane?
EUA, 1962 – direção: Robert Aldrich
Elenco: Bette Davis, Joan Crawford, Victor Buono, Maidie Norman
Prêmios: Indicado ao Oscar (Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Fotografia, Melhor Som). Vencedor do Oscar de Melhor Figurino (Norma Koch).
As irmãs Blanche e “Baby Jane” Hudson, antigas estrelas do cinema, vivem isoladas em uma mansão decadente. Quando o último funcionário é demitido, Blanche se torna cada vez mais vulnerável à instabilidade de sua irmã.
28 de junho (sábado)
16h – Looking for Langston
Inglaterra/EUA, 1989 – direção: Isaac Julien
Durante a Harlem Renaissance, um grupo de homens gays de alta sociedade se encontra em uma trama que mistura imagens de arquivo, sonhos, clubes de jazz e poesia, em uma homenagem ao poeta Langston Hughes.
Clássicos do Cinema de Terror
19h – Sessão Surpresa!!!
O terror é a surpresa de um super filmão! Serão sorteados entre dois filmes modernos e dois clássicos. A plateia escolherá o número correspondente ao filme, e o título sorteado será exibido.
29 de junho (domingo)
Sessão Infantil – Clássicos do Terror
16h – Scooby-Doo e o Fantasma da Bruxa
EUA, 1999 – direção: Jim Stenstrum
Scooby e sua turma são convidados a Oakhaven, onde um escritor revela que uma bruxa, sua ancestral, está assombrando a cidade. Agora, eles precisam desvendar quem está por trás dessa terrível assombração.
Clássicos do Cinema de Terror
19h – O Bebê de Rosemary
EUA, 1968 – direção: Roman Polanski
Elenco: Mia Farrow, Ruth Gordon, John Cassavetes
Prêmios: Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Ruth Gordon) e indicação para Melhor Roteiro Adaptado (Roman Polanski).
Um casal se muda para um prédio habitado por vizinhos estranhos. Após engravidar, a jovem começa a duvidar da própria sanidade, até descobrir a existência de uma seita diabólica envolvida em sua gravidez. Baseado no romance de Ira Levin.
Cinemateca de Curitiba
R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco