Com as recentes chuvas ocorridas no litoral do Paraná, as cidades de Matinhos, Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná sofreram com alagamentos.
Além dos transtornos causados pela enchente, muitos motoristas que estão passando esse período de férias tiveram outro problema: as placas dos veículos foram levadas pela água.
Muitas placas têm sido entregues na Polícia Militar, por veranistas que encontram as placas nas ruas. Recomenda-se que o motorista/proprietário procure a PM para tentar localizar sua placa.
Nos termos do artigo 230, IV, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) conduzir veículo sem placa constitui infração gravíssima, com penalidade de 7 pontos na CNH e multa de R$ 293,47.
A lei diz que é proibida a circulação de carros sem placa. Nos casos de veículos zero km, é preciso estar com a nota fiscal da compra, onde consta a data em que o veículo foi entregue ao comprador, mas isso só vale num período de 15 dias a partir da compra.
Caso o proprietário não localize a placa, recomenda-se fazer um boletim de ocorrência e solicitar a segunda via da placa, pagando as taxas junto ao DETRAN.
Via CWB Multas