Uma ação rápida da equipe K9 da CIOC (Companhia Independente de Operações com Cães), nesta terça-feira (7), salvou a vida de uma criança de 4 anos vítima de afogamento na região do Balneário Monções, em Matinhos, no litoral paranaense. Durante patrulhamento pela Rodovia Máximo Jamur, a equipe composta pelo Sargento Alves, Cabo Curotto, Soldado Oliveira e cadela Atena, foi abordada por um homem em estado de desespero, que relatou o afogamento da criança. No local indicado, a equipe encontrou a avó segurando a vítima, que apresentava sinais vitais extremamente fracos, olhos revirados e o corpo amolecido.
Diante da gravidade da situação, os policiais iniciaram manobras emergenciais para desobstrução das vias respiratórias ainda no local. A criança expeliu uma grande quantidade de água e restos alimentares, mas permanecia em estado crítico.
Sem tempo a perder, a equipe decidiu transportar a vítima até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Matinhos, mantendo o atendimento dentro da viatura e comunicando o deslocamento via rádio.
Na chegada à UPA, a criança foi entregue aos cuidados da médica e da equipe do BPMOA (Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas), que aguardavam para dar continuidade ao atendimento. Devido à gravidade do caso, foi necessário o transporte aéreo.
A vítima foi transferida no helicóptero Falcão 08 do BPMOA. A criança foi levada ao Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, onde recebeu atendimento especializado.