Uma competição de gamer estudantil, com participação de influenciadores e campeões de diversos jogos eletrônicos, além de palestras e workshops, estão entre as principais atividades do Encontro Paranaense de E-Sports (EPS), que acontece entre 25 e 28 de maio, no Clube Duque de Caxias, em Curitiba. O evento também recebe a fase final do Paraná Gaming Tournament (PGT), torneio exclusivo para alunos de 12 a 24 anos dos colégios e universidades de todo o Estado.
Para inscrições e compra de ingressos clique AQUI.
O EPS é incentivado pela Copel, por meio do Programa de Incentivo e Fomento ao Esporte do Paraná (Proesporte), com apoio do Governo do Estado, Federação do Desporto Escolar do Paraná, Prefeitura de Curitiba e Vale do Pinhão.
O coordenador do Proesporte, Otávio Vinícius, destaca o pioneirismo do evento dentro do programa. “A lei de fomento e incentivo é muito democrática, basta seguir os pré-requisitos e obrigações exigidos pela programa”, diz ele.
A programação inclui ciclo de palestras sobre o mercado de jogos, lançamentos, investimentos, tendências e cases de sucesso. O público poderá conhecer de perto o mundo da realidade virtual, do desenvolvimento de jogos e o Museu de Games. Também haverá workshops e rodadas de negócios.
O diretor executivo do EPS, Diego Pereira, lembra que o que era puro entretenimento há alguns anos, agora é uma atividade com mais de 100 milhões de jogadores no Brasil. “Estamos falando de um mercado bilionário em que somos uma potência mundial. Além do viés econômico, o E-Sport é também um importante recurso de inserção social para o jovem”, afirma.
Marco Rossi, CEO da Union E-Sports (equipe atual campeã brasileira de Fifa) afirma que a missão da equipe é pautada para viabilizar e gerar oportunidades para os jogadores.
“Vamos levar nossos influencers, a experiência de como captamos os atletas e trazemos para o nosso ecossistema. Essa iniciativa de abrir para universidades e colégios, os quais chamamos de jogadores casuais, é fantástica para o crescimento e democratização do e-sports no Brasil”, disse ele.
PARANÁ GAMING TOURNAMENT – O torneio ocorre em duas fases distintas. A primeira, totalmente online, será o Classificatório Aberto, onde as equipes disputam entre si quem avança para o Classificatório Fechado. A fase mata-mata vai definir aquelas que estarão em Curitiba disputando presencialmente a Fase Final da competição interescolar nos jogos Valorant, League of Legends e FIFA 2023.
“Será uma festa do esporte escolar. Vamos transformar o ginásio do Clube Duque de Caxias em uma verdadeira arena gamer, algo que nunca aconteceu por aqui. O Paraná Gaming Tournament nasce com uma pegada inovadora, com o objetivo de democratizar o acesso do jovem paranaense ao universo dos E-Sports. É a oportunidade que eles têm para participar de um campeonato, fazer parte de uma equipe gamer e concorrer a uma premiação muito interessante”, explica Diego.
As inscrições para o PGT já estão abertas e as partidas eliminatórias ocorrem sempre aos finais de semana, até o dia 13 de maio. A segunda etapa classificatória aconteceu no fim de semana (15 e 16).
PALESTRAS E WORKSHOPS – A programação acadêmica traz um conteúdo alinhado aos principais assuntos do esporte eletrônico, com temas como o direito aplicado aos e-sports, descarte e reciclagem de lixo eletrônico, o mercado de games no Brasil e no mundo, desenvolvimento de jogos, lançamentos de jogos independentes e cases de sucesso de equipes competitivas e eventos do segmento gamer.
Haverá também painéis que abordam desenvolvimento pessoal, criação e patrocínio de equipes, psicologia esportiva, nutrição e diversos assuntos ligados à saúde física e mental dos jogadores.
Os workshops trarão oficinas de games e vão mostrar, na prática, como é o passo a passo para a criação de um jogo de computador, incluindo ainda temas relacionados à manutenção de hardware, jogos indies, organização de eventos.
SERVIÇO
Encontro Paranaense de E-Sports
Data: 25 a 28 de maio
Local: Clube Duque de Caxias – Rua Costa Rica, 1173 – Bacacheri – Curitiba
Inscrições: www.esportsparana.com.br