Uma forte explosão acordou moradores da Região Metropolitana de Curitiba na manhã desta terça-feira (12), vinda de uma fábrica de materiais explosivos da Enaex do Brasil, antiga Britanite, localizada às margens da BR-116, em Quatro Barras.
A detonação destruiu completamente uma edificação de 25 metros quadrados, onde 11 funcionários trabalhavam. Até a última atualização, o Corpo de Bombeiros confirmou nove desaparecidos e sete feridos.
Informações preliminares apontam que a explosão ocorreu em um setor que abrigava os chamados “bunker busters” — bombas de alta potência, projetadas para penetrar estruturas reforçadas, usadas na fabricação de bananas de dinamite.
Ação das equipes de segurança
O esquadrão antibombas do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar foi acionado para fazer uma varredura no local antes do início das buscas. Por volta das 7h35, os bombeiros já haviam controlado os focos de incêndio e iniciado o resfriamento da área. A liberação para as buscas ocorreu às 11h50, após a retirada de possíveis explosivos remanescentes. Os bombeiros então iniciaram as buscas no local.
A explosão espalhou artefatos por um raio de até 200 metros dentro da fábrica, exigindo isolamento total da área.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Hiller, afirmou que o impacto foi restrito à área interna. “A explosão ficou concentrada numa edificação onde as vítimas estariam trabalhando. Não há risco para a vizinhança nem possibilidade de novas explosões”, destacou.
As causas do acidente ainda serão investigadas.