Nesta semana, o alerta acendeu para o caso da falsa fotógrafa Juliette Parker, 38 anos. Ela divulgava ensaios de fotos gratuitas para recém-nascidos, alegando ser uma fotógrafa iniciante e que precisava criar portfólio. Mas tudo não passava de uma desculpa para sequestrar um recém-nascido. A importância de escolher profissional com referências vale para todas as áreas, principalmente, quando o assunto se refere ao filho recém-nascido.
O caso ocorreu em Washington (Estados Unidos). Uma mãe recebeu três vezes a falsa fotógrafa em casa. No relato para a polícia, a mãe descreveu que achava estranho a quantidade de selfies com a filha recém-nascida e também a mania de limpar os locais que tocava. No terceiro encontro, a mãe aceitou um cupcake da falsa fotógrafa, que estava acompanhada da própria filha, de 16 anos. Após ingerir, a mãe começou a sentir muito tonta. Ela pediu para fossem embora. Após elas terem ido, a mãe percebeu que as chaves da casa haviam sumido e acionou a polícia.
Os policiais passaram a investigar o caso e descobriram que Juliette Parker tinha colocado sonífero no cupcake, na intenção de voltar ao local para sequestrar o bebê, já que a mãe estava dopada e não iria perceber o sequestro. A falsa fotógrafa e a filha estão presas, acusadas de tentativa de sequestro.
As fotos de Newborn (bebês recém-nascidos) viraram uma febre em todo o mundo. Em Curitiba não é diferente. O ensaio Newborn é feito ainda nos primeiros dias de vida da criança, normalmente entre o 5º e 15º dia. Em rápida pesquisa na internet, é possível encontrar anúncios de empresas especializadas, profissionais autônomos e até quem ofereça gratuitamente. Não quer dizer que todos vão agir de má-fé, mas vale o alerta para selecionar com muito critério quem você receberá em casa ou mesmo no local combinado das fotos. A dica é sempre ir acompanhada e, em caso de qualquer desconfiança, chamar imediatamente a polícia.
Para a fotógrafa Dayane Firmino, do Estúdio Fox Digital, de Curitiba, é de suma importância os pais escolherem as referências do profissional ou empresa contratada, bem como a assepsia do local. “Somos indicação de uma das principais maternidades da cidade. Aqui nos estúdios da Fox Digital, além das poses encantadoras e todo o cuidado da nossa equipe capacitada, tudo é higienizado no mais alto rigoroso padrão para receber o bebê”, disse a profissional. “Todo o detalhe faz a diferença, desde o ambiente climatizado na temperatura confortável até a higienização das mãos a cada manuseio com o bebê. Estamos lidando com um recém-nascido, que merece todo zelo possível”.
No caso da falsa fotógrafa, Dayane Firmino reforça que a busca de referências é um ponto crucial. “Assim como não vou levar meu filho num pediatra sem referência, o mesmo deve aplicar para ensaio Newborn. É pra ser um momento marcante e único para a família”, afirmou.