Quer fazer a diferença neste inverno? A Fundação de Ação Social (FAS) convida voluntários para ajudar na Campanha do Agasalho da Prefeitura, que arrecada roupas, calçados, cobertores e itens de cama para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os voluntários vão ajudar a separar, triar e organizar as doações.
O trabalho é feito no barracão do Disque Solidariedade, na sede da FAS (Rua Eduardo Sprada, 4520, Campo Comprido) de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 16h, com dia e horário definidos conforme a disponibilidade de cada participante.
Para se inscrever, basta acessar o formulário online do programa FAS o Bem e preencher os dados solicitados. As informações serão incluídas no banco de dados de voluntários da FAS.
“Cada doação representa um gesto de cuidado, mas é também graças aos voluntários que conseguimos transformar essas peças em acolhimento real para quem enfrenta o frio”, destaca a presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues.
Vontade de ajudar
Hoje, a campanha conta com 67 voluntários. Entre eles está Ana Maria Carone, 66 anos, que começou nesta semana e já planeja voltar todos os dias, acompanhada da irmã. Ana foi voluntária por 12 anos da Pastoral da Criança, em Jundiaí, São Paulo. “A gente sai de casa achando que vai ajudar alguém, mas acaba sendo ajudado. Ser voluntário mudou minha vida”, disse.
Para ela, ser voluntário é uma “ação divina”. “Eu amo as pessoas, independente de quem seja, familiar ou não”, explica Ana, que vive em Curitiba há três meses e já superou tratamentos de vários cânceres.
Natyelle Souza Pavan, 26 anos, trabalhou ao lado de Ana nesta quinta-feira. Enquanto separava e contabilizava peças, a jovem, que chegou há dois meses de União da Vitória, no Sul do Estado, contou que gostou da experiência de ser voluntária e pretende voltar mais vezes.
Esforço coletivo
A força-tarefa para colocar as doações em ordem conta não só com voluntários da comunidade, mas também com servidores da FAS, que reforçam o trabalho para acelerar as entregas.
Além disso, a campanha já recebeu o apoio de 41 estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que, em oito sábados, organizaram 18.233 peças como parte do Projeto Comunitário da instituição.
“Estamos muitos felizes com a solidariedade dos curitibanos, tanto nas doações de roupas como na doação do tempo para a atividade de triagem, organização e classificação”, diz o coordenador do Disque Solidariedade, Helton Stais.
Balanço
A Campanha do Agasalho 2025, que tem como lema “Doe um agasalho. Ganhe um coração quentinho”, já arrecadou mais de 300 mil peças desde o lançamento, em 16 de maio. A meta é superar as 342.750 peças do ano passado. As doações podem ser feitas até 22 de setembro nos 270 pontos de coleta espalhados pela cidade.
Confira aqui os pontos de coleta disponíveis.