A programação do Festival de Curitiba não se restringe apenas aos grandes palcos e pequenos teatros da cidade. Ela também se dá nas ruas, parques e praças da capital e da Região Metropolitana. Em 2023, mais de 40 espetáculos acontecerão ao ar livre, de forma totalmente gratuita, ao alcance dos olhos de quem estiver passando. Eles incluem comédias, dramas, musicais, peças experimentais, apresentações de circo e shows de música. Confira abaixo algumas dessas sessões:
“Do Iguaçu ao Pajeú”
Dias 01 e 02 de abril, às 20h30, na Praça Santos Andrade
Durante 80 minutos, o show do grupo curitibano Ensax Orquestra faz uma viagem pelo Brasil, embalada pela música de grandes compositores do país. A jornada começa na capital paranaense, terra de Paulo Leminski e J. da Cruz, e só acaba em Carnaíba, cidade de Pernambuco.
“Histórias aleatórias”
Dia 29 de março, às 16h, no Bebedouro do Largo da Ordem
Dias 30 de março, às 16h, na Praça João Cândido (ao lado das Ruínas)
Dia 31 de março, às 15h, nas Ruínas do São Francisco
Dia 01 de abril, às 11h, na Praça Santos Andrade
Esse espetáculo infantil de contação de histórias tem um roteiro imprevisível. As fábulas são sorteadas com a ajuda de um dado cênico, o que pega todo mundo desprevenido, desde as crianças até o próprio contador.
“O Circo Faz de Conta”
Dia 02 de abril, às 16h30, no Bebedouro do Largo da Ordem
Dia 03 de abril, às 10h, na Praça Rui Barbosa
Dia 04 de abril, às 14h, na Praça Osório
Dia 05 de abril, às 15h, na Praça Generoso Marques
Endividado e sem ter como manter seus artistas, o dono de um circo precisa se desfazer da sua maior paixão. Antes de vender o circo, no entanto, ele fará uma última apresentação, contando apenas com a ajuda dos palhaços Pirulito, Pong e Ping.
“Percursos afetivos (Maria Poeta, Gilda e Amarelinha)”
Dia 06 de abril, às 19h30, na Praça Osório
Dia 07 de abril, às 19h30, no Pátio da Reitoria da UFPR
Dia 08 de abril, às 16h30, no Parque Bacacheri
Uma performance itinerante de narração de histórias. A bordo de uma bicicleta, a atriz Cadu Cinelli fará três percursos diferentes, um a cada dia. No primeiro, ela conta o caso de uma diarista que resolveu não ir ao trabalho. No segundo, descreve o último dia de uma moradora do Bacacheri. No terceiro, o encerramento guarda uma surpresa para o público. (Mas atenção: tirem as crianças da calçada. O espetáculo tem classificação indicativa de 16 anos.)
“Sussurros da escravidão”
Dia 02 de abril, às 14h, na Praça Santos Andrade
Dia 03 de abril, às 15h30, na Praça Santos Andrade
Dia 04 de abril, às 10h, na Praça Osório
Dia 05 de abril, às 17h, no Bebedouro do Largo da Ordem
O drama de uma criança entregue pelo pai para a adoção e que passa a ser explorada por uma família muito rica, trabalhando em condições análogas à escravidão. Classificação indicativa: 14 anos.
“Um grito – preto – parado no ar”
Dia 29 de março, às 18h, na Praça Santos Andrade
Dia 30 de março, às 18h30, na Praça Rui Barbosa
Dia 31 de março, às 19h, no Bebedouro do Largo da Ordem
Dia 01 de abril, às 19h, na Praça Generoso Marques
A peça conta a história de um grupo de teatro às vésperas de estrear o seu novo trabalho, abordando o processo criativo, os ensaios e as adversidades que vão afetando a vida dos artistas, tanto as de caráter profissional quanto pessoal.
Para conferir a programação completa dos espetáculos de rua, acesse o Guia do Festival (a partir da página 60).