A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) coordena uma operação conjunta das polícias Civil, Militar e Penal para garantir a segurança de moradores e turistas no litoral do estado durante a temporada de verão. Iniciada em 25 de novembro, a ação é resultado de um planejamento estratégico com prefeitos das seis cidades litorâneas, visando combater o crime organizado e prevenir práticas ilícitas.
Nesta terça-feira (10), a operação alcançou sua fase final com o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão em Antonina, Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Mais de 120 policiais participam da ação, com apoio de cães farejadores, para desarticular atividades criminosas e ampliar a presença policial na região.
Até o momento, a operação prendeu 20 pessoas, apreendeu drogas como maconha, crack, cocaína e ecstasy, além de armas, munições e dinheiro. Foram fiscalizados mais de 60 locais suspeitos, e 12 monitorados com tornozeleira eletrônica tiveram suas medidas verificadas.
A Polícia Militar realiza patrulhamentos e operações ostensivas, enquanto a Polícia Civil investiga e cumpre mandados judiciais. Já a Polícia Penal fiscaliza o uso de tornozeleiras eletrônicas, assegurando o cumprimento de restrições judiciais. A articulação entre as corporações e os serviços de inteligência tem sido essencial para o sucesso da operação, destacou o secretário Hudson Leôncio Teixeira