O governador do Paraná assinou um decreto nesta segunda-feira (1), criando o Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE).
A criação de um batalhão era um sonho de longa data para a maioria dos policiais. Anteriormente, a RONE era uma Companhia do BPCHOQUE, porém agora se torna independente.
História
Em 1988 havia sido ativado o patrulhamento Tático Móvel. Em 1992 o Tático Móvel foi transformado em “Rondas Ostensivas de Natureza Especial” (RONE).
A RONE se constitui basicamente em uma tropa especializada em combate à criminalidade violenta; tais como roubos executados por quadrilhas e gangues, latrocínio, extorsão mediante sequestro e tráfico de entorpecentes. Sua missão é atuar extensivamente nos bairros onde os índices de criminalidade são mais altos, através de operações de batida policial, bloqueio, presença e cercos policiais.
A RONE atua com viaturas de médio porte, guarnecidas com quatro ou cinco policiais militares, com armamentos e equipamentos específicos; possuindo forte capacidade de ação e reação, principalmente por meio de abordagens e buscas pessoais, na repressão e prevenção de crimes. A unidade atua ainda em controle de distúrbios civis, defesa e retomada de pontos sensíveis, escoltas de dignitários e numerários, e outras atividades de manutenção da ordem pública.