O governo da Ucrânia confirmou no início da tarde deste domingo (27), que o maior avião do mundo, o Antonov AN-225, foi destruído em um ataque aéreo russo.
No Twitter oficial, foi postada a seguinte mensagem:
“O maior avião do mundo “Mriya” (O Sonho) foi destruído por ocupantes russo em um aeródromo perto de Kyiv. Vamos reconstruir o avião. Realizaremos nosso sonho de uma Ucrânia forte, livre e democrática”.
História
Antonov An-225 Mriya, chamado pela OTAN de Cossack, foi uma aeronave de transporte cargueiro estratégico, a qual foi produzida durante a década de 1980 pela Antonov Design Bureau, na então RSS Ucraniana (atualmente, na Ucrânia). O Antonov An-225 Mriya era a maior aeronave de asa fixa do mundo. O design, construído para transportar o ônibus espacial Buran, foi um desenvolvimento para aumentar o bem-sucedido Antonov An-124 Ruslan. Mriya (Мрiя) significa “Sonho” (Inspiração) em ucraniano.
O Antonov An-225 Mriya estava disponível comercialmente para transportar cargas de grandes proporções, devido ao tamanho único de seu compartimento de carga. Para se ter noção de seu tamanho, ele comportaria, facilmente, mais de mil e quinhentas pessoas. Além disso, ele pode, como já foi mencionado, transportar cargas na parte externa e superior da fuselagem. Sendo usado para transportar cargas dessa forma, a capacidade de carga diminui para um pouco menos de duzentas toneladas. Entretanto, as medidas da carga aumentam.
O comprimento, por exemplo, passava de pouco mais de quarenta e quatro metros para mais de setenta. Era necessário apenas que a carga tivesse uma distribuição geométrica de modo que não desestabilize o centro de massa da aeronave. Segundo informado pelo prefeito de Bucha, no dia 27 de fevereiro de 2022 o único exemplar do maior avião do mundo foi destruído por um ataque russo no hangar onde a aeronave estava no aeroporto de Hostomel, próximo a Kiev, onde fica a sede da Antonov Airlines.