Uma cena digna de filme de ação se desenrolou no bairro Costão, em Guaraqueçaba no litoral do Paraná na última sexta-feira (8). O Subtenente Dejanil Cunha França e a Cabo Meriane Cordeiro Galdino Vidal, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental Força Verde, em serviço de expediente administrativo, foram testemunhas e protagonistas de um resgate dramático.
Um estrondo semelhante a um acidente automobilístico alertou a equipe, que imediatamente se dirigiu à janela do posto. Para surpresa deles, um veículo Fiat Uno, encontrava-se submerso no mar, com as quatro rodas para cima. A orla marítima, que fica em frente, tornou-se palco de uma emergência.
A equipe, agindo por puro instinto, correu em direção ao veículo ao ouvir gritos de um morador alertando sobre a presença de pessoas dentro do carro. Ao chegarem ao local, notaram que tanto o passageiro quanto o motorista estavam “encarcerados” no veículo submerso, desesperados para escapar. Com técnicas de mergulho e apneia, a equipe conseguiu destravar as portas traseiras e dianteira, resgatando um idoso de 67 anos, em grave situação respiratória.
A vítima, ao ser retirada do veículo, clamou pela vida de sua esposa, ainda presa dentro do carro submerso. Com a colaboração de moradores locais, o veículo foi suspenso, permitindo o resgate da idosa, também em estado crítico.
A prontidão e intervenção ágil da equipe de policiais militares foram cruciais para o sucesso do resgate, especialmente considerando a idade avançada das vítimas. Após o salvamento, foi solicitado atendimento pré-hospitalar do SAMU, que chegou ao local para prestar os cuidados médicos necessários. O casal foi encaminhado com vida para o Hospital Regional de Guaraqueçaba.