Técnicos do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, devolveram à natureza nesta terça-feira (8) um gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi) encontrado no perímetro urbano do município. O felino, um macho jovem, foi encontrado dentro de um galinheiro de uma empresa da região.
“Depois que a saúde do animal foi constatada após uma avaliação veterinária, ele foi solto pela equipe em uma floresta, onde poderá viver em segurança”, explica o agente fiscal do IAT de Campo Mourão, Caitano da Silva.
O Herpailurus yagouaroundi possui uma coloração que varia do preto ou castanho escuro ao avermelhado, dependendo da região. O corpo costuma medir entre 48 e 83 cm, com uma cauda longa entre 27 e 59 cm, e pesa entre 3 e 9 kg. É um felino com hábitos diurnos, e que se alimenta de pequenos mamíferos, répteis e aves terrestres.
COMO PROCEDER – Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.
Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.