sexta-feira, 9 maio, 2025
Plantão 190
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
Plantão 190
No Result
View All Result
Home Notícias

Inteligência artificial faz triagem de pacientes com suspeita de covid-19 em Curitiba

by Plantao190
28 de abril de 2020
in Notícias, Plantão Cultural
0
Inteligência artificial faz triagem de pacientes com suspeita de covid-19 em Curitiba

A Prefeitura de Curitiba lançou, na segunda-feira (27/4), uma plataforma de inteligência artificial destinada a fazer a triagem e acompanhamento on-line de pacientes com suspeita do novo coronavírus. Por Whatsapp ou nos sites da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, a tecnologia “aborda” o usuário e simula uma conversa humana em um chatbot (bate-papo com a inteligência artificial), colhendo informações e tirando dúvidas sobre a doença, segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Caso o sistema identifique sintomas graves, ele encaminha a pessoa para o atendimento por telefone ou videoconferência com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, nos próximas dias, será disponibilizado um módulo de acompanhamento digital. O upgrade permitirá à plataforma acompanhar o paciente, por WhatsApp, nos 14 dias seguintes à triagem.

A tecnologia passa a integrar o Sistema de Inteligência da Saúde (Sisa) da Prefeitura e foi doada ao município pela startup curitibana Laura, que criou há quatro anos o Robô Laura, pioneiro software que alerta sobre o risco de infecções generalizadas (sepse) em pacientes internados em hospitais.

“Agora vamos usar a inteligência artificial para atender as pessoas suspeitas da doença, que não vão precisar sair de casa para se consultar com o SUS curitibano, minimizando os efeitos do novo coronavírus na nossa cidade”, destacou o prefeito Rafael Greca, durante encontro com o fundador da Laura, Jacson Fressatto; e o CEO da startup, Cristian Rocha.

O prefeito agradeceu à empresa da capital por ceder gratuitamente as licenças da plataforma para que o município pudesse oferecer a triagem on-line durante a pandemia. “Parte do nosso Vale do Pinhão, a startup se uniu à Prefeitura e à Agência Curitiba de Desenvolvimento para proteger e salvar vidas. É um grande exemplo de solidariedade social, assim como a Doctoralia, que nos cedeu sua tecnologia de videoconsulta”, recorda Greca.

Segundo Márcia Huçulak, secretária municipal de Saúde, a plataforma de triagem on-line traz eficiência para o cuidado de pacientes com suspeita de covid-19 de modo global, nos âmbitos individual e de gestão de saúde. “Com o algoritmo da inteligência artificial, o município irá ter o mapeamento em tempo real dos casos suspeitos, auxiliando na contenção, no tratamento dos infectados e na gestão dos recursos e insumos de saúde disponíveis”, justifica ela.

O infectologista e diretor médico da Laura, Hugo Morales, reforça que a tecnologia foi criada para que o ajudar o poder público na previsão da demanda de atendimento de pacientes com suspeita de covid-19. “Assim, através de um processo de aprendizado, o software registra as interações com os usuários e, com base nesse histórico, fornece respostas mais precisas para cada pergunta”, acrescenta ele.

A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde também agradecem as startups Mudi e LifeDoc, da capital, que ajudaram no desenho de interações para a construção da plataforma.

Como funciona

A população poderá passar pela triagem on-line de suspeita de covid-19 através da Central de Relacionamento da Prefeitura no WhatsApp (41-9876-2903) ou pelo chatbot nos sites da Prefeitura ou da Secretaria Municipal de Saúde.

A tecnologia funciona como uma espécie de assistente virtual que se comunica e interage com as pessoas através de mensagens de texto automatizadas.

Pelo WhatApp, a pessoa deverá cadastrar o número (41) 9876-2903 e digitar “Ola”. Em seguida, a inteligência artificial irá perguntar “Qual assunto vamos tratar hoje?” e dará entre as opções a “1 – Coronavírus”. Na sequência, a pessoa será orientada de maneira rápida, com processamento de frases para descobrir as condições do paciente, orientar sobre os cuidados e, se necessários, os possíveis encaminhamentos, como para a Central de Atendimento da Secretaria de Saúde, no telefone 3350-9000.

No site da Prefeitura ou da Secretaria Municipal de Saúde, tanto em computadores como em smartphones, o chatbot da plataforma on-line aparece embaixo, no lado direito, com a pergunta “Perguntas sobre o coronavírus?”. Ao clicar, a pessoa é direcionada para um “chatbot” com a assistente virtual da Laura, que através de mensagens de texto automatizadas, também irá orientar o usuário sobre cuidados e possíveis encaminhamentos.

Previous Post

Ônibus sairão com lotação máxima de 50% nos principais terminais

Next Post

Paramount Pictures atualiza suas datas de estreia no Brasil

Please login to join discussion
Dinnebier Soluções Financeiras Dinnebier Soluções Financeiras Dinnebier Soluções Financeiras
Vargas Motopeças Vargas Motopeças Vargas Motopeças

Projectta Gestão Financeira

Nasu Sushi Bar

UniFael

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.

No Result
View All Result

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.