Estudo da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) mostrou que mais da metade dos proprietários de motocicletas no Brasil não possuem CNH de categoria A.
O Brasil possui 34,2 milhões de motocicletas, motonetas e ciclomotores. 17,5 milhões (53,8%) não são habilitados a pilotá-las. Por outro lado, 61% dos motociclistas com categoria “A” na CNH não são proprietários de motocicleta.
“Quando se avalia o emplacamento anual desses veículos, estima-se que, em menos de quatro anos, os novos emplacamentos de motocicletas e seus semelhantes superarão a metade do total de emplacamentos feitos por ano”, afirmou a pesquisa.
Segundo a Senatran, os resultados podem ser explicados, entre outros fatores, pelo custo acessível do veículo, pelo crescimento de negócios com veículos compartilhados, pelo aluguel de motocicletas ou motonetas, e pela dificuldade de acesso à CNH por parte da população.
Deve ser levado em consideração, também, que muitos brasileiros não têm acesso ao crédito, tendo que “emprestar” o nome de outra pessoa para adquirir uma moto financiada.
O Maranhão aparece como o estado com maior percentual de motocicletas, com 60% do total da frota de veículos do tipo, seguido pelo Piauí (54,5%), Pará (54,5%), Acre (53,1%) e Rondônia (51,2%). “A alta proporção aponta para uma predominância em estados do Norte e Nordeste devido a fatores econômicos, geográficos e culturais”, diz o estudo.
Por Walber Pydd advogado especialista em trânsito da CWB Multas, saiba mais clicando aqui.