Em outubro, os teatros da Fundação Cultural de Curitiba estão repletos de diversão e aprendizado para as crianças e suas famílias. Com uma programação dedicada aos curitibinhas, serão exibidas 26 apresentações teatrais gratuitas em diversos palcos da cidade, como parte das comemorações do mês das crianças. A programação começa neste fim de semana.
Os ingressos serão distribuídos de 30 minutos a 1 hora antes de cada sessão, dependendo do espetáculo.
As sete peças teatrais, de diferentes companhias da cidade, acontecem no Teatro Cleon Jacques (São Lourenço), Antonio Carlos Kraide (Portão), Teatro da Vila (CIC), e Teatro do Piá, Teatro do Memorial e Novelas Curitibanas (São Francisco). Elas abordam temas importantes, como preservação ambiental, convivência com as diferenças, amizade, criatividade e muito mais.
Programação gratuita de teatro para crianças
Araucária Quer Falar
O menino Didó embarca em uma jornada para descobrir a história da araucária, árvore também conhecida como pinheiro do Paraná. A aventura o leva ao tempo dos dinossauros, onde ele aprende sobre a importância da preservação ambiental.
Data: 8, 15, 22/10 – 11h
Local: Teatro do Piá (Praça Garibaldi, 7 – São Francisco, Curitiba)
Atravessar o Mar Para Sempre
Esta peça reflete sobre a vida das pessoas em constante travessia, sem morada fixa, e suas jornadas em busca de familiares perdidos. Quatro personagens se encontram diante do mar, enfrentando medos e desafios para reafirmar suas identidades.
Data: 7 e 8/10 – 16h
Local: Teatro Novelas Curitibanas (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco)
No Armário Não Cabe Ninguém!
A história de Pi e Tatá, dois monstros que vivem rotinas repetitivas, é contada com bonecos e objetos manipulados. Uma tempestade traz uma criatura desconhecida ao Vale dos Monstros, desencadeando reflexões sobre tolerância e convivência com a diferença.
Data: 12/10 – 14h e 16h. 14 e 15/10 – 16h
Local: Teatro Novelas Curitibanas – R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco
Uma Fábula Para Entender o Mundo
Esta história acontece debaixo d’água, onde os tubarões dominam os mares. O espetáculo é uma adaptação da história Se os tubarões fossem homens, de Bertolt Brecht, utilizando teatro de bonecos e dança para ensinar crianças sobre responsabilidade e cooperação.
Data: 29/10 – 11h (Teatro do Piá). 12/10 – 14h e 16h e 14 e 15/10 – 16h (Auditório Antônio Carlos Kraide)
O Filho do Vento
O Filho do Vento e seu novo amigo, Nakati, exploram uma amizade que nasceu nas montanhas. O espetáculo é uma comovente história sobre a busca pela amizade em um mundo isolado.
Data: 21/10 – 16h e 22/10 – 11h
Local: Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba)
Crianças Selvagens
A Selvática Ações Artísticas explora narrativas de crianças selvagens em seu primeiro trabalho para todas as idades. O espetáculo aborda a migração e a responsabilidade coletiva em uma comunidade de crianças que se deslocam para fugir de seus medos.
Data: 27/10 – 19h
Local: Teatro do Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)
Brio e Breu
Brio tem medo do escuro, mas sua irmã, Breu, é como a escuridão da noite. Esta história encantadora explora como o amor pode unir irmãos e superar medos.
Data: 7, 8, 12, 13, 14, 15, 21, 22, 28 e 29/10 – 11h e 16h
Local: Teatro Cleon Jacques (R. Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)
*Todos os espetáculos são gratuitos e os ingressos serão distribuídos de 30 minutos a 1 hora antes de cada sessão, dependendo do espetáculo.