A comunidade do Jiu-Jitsu em Araucária e região metropolitana de Curitiba está em luto pela morte do professor Claudio Koeb, de 58 anos, conhecido carinhosamente como “Claudinho”. Ele foi encontrado sem vida na noite desta sexta-feira (1º), no interior da academia Gracie Barra, localizada na rua Agrimensor Carlos Hasselmann, bairro Fazenda Velha.
Segundo informações, Claudinho havia dado aula entre 12h e 13h e, desde então, não respondeu mais mensagens no WhatsApp, o que causou estranheza entre os alunos. Por volta das 20h, alguns deles decidiram ir até a academia e, ao entrarem no quarto de descanso do professor, o encontraram já sem vida.
A equipe do SAMU foi acionada, mas apenas pôde constatar o óbito. O corpo já apresentava rigidez cadavérica, indicando que ele teria falecido no meio da tarde. A principal suspeita é de que ele tenha sofrido um infarto fulminante (Parada Cardiorrespiratória – PCR), hipótese reforçada pela ausência de sinais de violência no local. A causa exata da morte será confirmada após laudo da Polícia Civil.
O corpo foi inicialmente encaminhado ao morgue da UPA 24H de Araucária e, posteriormente, transferido para a Capela Unilutus, em Curitiba.
Legado no tatame
Faixa preta 3º grau, Claudinho começou a treinar Jiu-Jitsu no início dos anos 2000 e, a partir de 2006, passou a dar aulas em casa. Em 2012, ingressou como professor na unidade Gracie Barra do bairro Cabral, em Curitiba. Três anos depois, abriu sua própria academia em Araucária, onde permaneceu à frente por uma década.
Além de formar diversos faixas pretas, Claudinho era conhecido por apoiar projetos sociais e dar aulas para a RONE (PMPR) e a ROMU (Guarda Municipal). Também ministrou diversos seminários de defesa pessoal e era reconhecido por sua dedicação aos alunos e pela forma acolhedora com que transformava vidas por meio da arte suave.
Uma mensagem escrita por ele recentemente para um aluno iniciante resume seu legado: “Espero que a sua jornada no Jiu-Jitsu seja tão espetacular quanto é para mim.”
Velório e sepultamento
O corpo será velado neste sábado (2), das 10h às 15h, na Capela 3 da Unilutus, localizada na Rua Desembargador Benvindo Valente, 380, em Curitiba. O sepultamento ocorrerá às 16h30, no Cemitério Municipal do Santa Cândida.
Homenagem da Guarda Municipal de Araucária
Em nota, a Guarda Municipal de Araucária lamentou profundamente a perda:
“Mais do que um professor da arte suave, Claudinho foi um incentivador do esporte em Araucária e um grande parceiro da Guarda Municipal. Nossos sinceros sentimentos aos familiares, amigos e alunos. Vá em paz, professor Claudinho.”