A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apura um caso de maus-tratos em Santo Antônio da Platina, no Norte do Estado, após 11 filhotes de cachorro recém-nascidos serem abandonados dentro de uma lixeira. Apenas um deles sobreviveu.
Imagens de câmeras de segurança, gravadas em 16 de agosto, mostram uma mulher de 69 anos deixando uma sacola na calçada e se afastando em seguida. Dentro do saco estavam os cães, com apenas cinco dias de vida.
Uma moradora, que acompanhou a cena pelas câmeras de casa, resgatou os filhotes. Seis já estavam mortos e outros cinco foram encaminhados a uma ONG em Jacarezinho, cidade vizinha, mas não resistiram, apenas um sobreviveu.
A polícia identificou a mulher e cumpriu mandado de busca na residência dela no dia 21. No local, foi encontrada a cadela, mãe dos filhotes. Apesar de ter sido levada até os sobreviventes, ela não conseguiu amamentá-los.
De acordo com o delegado Amir Salmen, a mulher será ouvida nesta quinta-feira (28). Ela poderá responder por maus-tratos com resultado morte, crime que prevê de 2 a 5 anos de prisão, além de multa e perda da guarda do animal. A pena pode ser ampliada porque houve morte dos filhotes.
A cadela foi levada ao Canil Municipal, onde deve ser castrada. O único filhote sobrevivente permanece sob os cuidados de uma protetora.
Com informações de g1