segunda-feira, 30 junho, 2025
Plantão 190
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
Plantão 190
No Result
View All Result
Home Notícias

Nos bastidores do AquaFoz: o desafio de construir vida debaixo d’água

by Plantao190
30 de junho de 2025
in Notícias, Plantão Tech
0
Nos bastidores do AquaFoz: o desafio de construir vida debaixo d’água

(Foto: Divulgação)

Entre estruturas complexas e sistemas de alta tecnologia, o canteiro de obras do AquaFoz, em Foz do Iguaçu, tem uma peculiaridade: precisa abrigar, ao mesmo tempo, um edifício e um ecossistema. Responsável por esse processo está a Geplan –Gerenciamento e Planejamento de Obras, com sede em Curitiba e fundada pelo arquiteto Ricardo Amaral. A empresa lidera um dos projetos mais ambiciosos do Estado, desde a fundação até os sistemas biológicos que darão suporte à vida aquática.

“Não estamos apenas construindo um aquário. Estamos criando um ambiente saudável para os animais”, explica a engenheira e coordenadora de obras da Geplan, Marina Chemin Cabral. O AquaFoz terá 13 mil metros quadrados de área construída e está previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2025.

Localizado em frente ao Parque Nacional do Iguaçu, o aquário contará com 28 recintos, 3,3 milhões de litros de água e mais de 300 espécies aquáticas distribuídas em um circuito de 750 metros, passando por ambientes de água doce — como os rios Iguaçu e Paraná — e finalizando em um tanque oceânico com 2 milhões de litros, o segundo maior do Brasil.

A atuação da Geplan vai além do gerenciamento da construção civil. A equipe também integra especialistas em áreas como biologia e medicina veterinária, assegurando que o projeto seja viável não só tecnicamente, mas também para os organismos que vão habitá-lo. “Foi um desafio alinhar a obra com a vida animal. É uma obra viva, que exige uma outra sensibilidade”, comenta Marina.

Tudo sob controle 

Essa complexidade envolve ainda sistemas biológicos sofisticados, como controle de ozônio e hidráulica de precisão, exigindo aprendizado contínuo da equipe e integração constante com o time técnico do cliente. A Geplan também atua em conformidade com normas ambientais definidas pelo Instituto Água e Terra (IAT), que regulam o uso de recursos hídricos e a destinação de resíduos. “Captamos água de poço e temos limites técnicos definidos. Cumprimos tudo conforme a deliberação ambiental”, explica.

A fidelidade ao projeto original é outro ponto-chave. A Geplan monitora a execução em campo e interage diretamente com projetistas e fornecedores, emitindo relatórios de não conformidade, quando necessário. “Fazemos o ‘cara-crachá’ do projeto com o que está sendo executado”, afirma Marina.

Segundo ela, o legado do AquaFoz será percebido em diversas frentes: geração de mais de 300 empregos diretos e indiretos, fortalecimento do turismo local em dias de chuva e contribuição para pesquisas e conservação. “O aquário vai acolher espécies que não podem mais retornar à natureza. Há toda uma parte educativa e sustentável que o público vai conhecer no circuito de visitação.”

Ao longo do processo, a Geplan também assumiu um papel de apoio ao cliente, participando da articulação de equipes e contratações. Essa abordagem integrada foi essencial para um projeto que, mais do que estrutura, pretende criar condições reais para que a vida aconteça.

Sobre a Geplan 

A Geplan é uma empresa especializada em planejamento, projetos, gerenciamento e fiscalização de obras nos setores de infraestrutura, industrial, corporativo e residencial, atuando no Brasil e no exterior. Com mais de 27 anos de experiência, a empresa, fundada pelo arquiteto Ricardo Amaral, desenvolve metodologias inovadoras para garantir eficiência, qualidade e sustentabilidade. Comprometida com a excelência técnica, transforma desafios em soluções concretas, sempre pautada pela ética, agilidade e responsabilidade ambiental.

Previous Post

A partir de 16 anos: PCPR oferta 87 vagas de estágio em 31 municípios paranaenses

Next Post

Adolescente de 13 anos mata a avó e fere o avô após ser proibido de usar o celular, no Paraná

Dinnebier Soluções Financeiras Dinnebier Soluções Financeiras Dinnebier Soluções Financeiras
Vargas Motopeças Vargas Motopeças Vargas Motopeças

Nasu Sushi Bar

Projectta Gestão Financeira

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.

No Result
View All Result

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.