sexta-feira, 31 outubro, 2025
Plantão 190
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
Plantão 190
No Result
View All Result
Home Notícias

Novembro começa com chuva, mas sol aparece com mais frequência na segunda quinzena

por Jéssica Frigério
31 de outubro de 2025
em Notícias, Plantão 190
0
Novembro começa com chuva, mas sol aparece com mais frequência na segunda quinzena

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O mês de novembro começará com tempo chuvoso no Paraná devido à atuação de alguns sistemas meteorológicos que já impactam o Estado desde as últimas semanas de outubro. Porém, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a tendência é de que, na segunda quinzena do mês, as cidades paranaenses finalmente tenham mais dias de sol e o tempo fique um pouco mais quente.

Os dias chuvosos também deixaram as temperaturas mais baixas, na última semana, principalmente no Centro e no Leste do Paraná. Outubro é um mês que historicamente registra altos acumulados de chuva por conta dos sistemas convectivos de média escala, que causam chuvas com duração de 6h a 12h, mas há outro fenômeno fazendo a chuva durar mais no Estado nas últimas semanas.

“É a oscilação Antártica, que acontece entre a Antártica e o sul da América do Sul. Na fase negativa este fenômeno favorece o deslocamento de mais frentes frias nesta época do ano pelo sul do Brasil e os sistemas convectivos se tornam mais frequentes, mais persistentes”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

A tendência é de que esse fenômeno continue atuando e favorecendo as chuvas pelo menos na primeira semana de novembro, por isso o novo mês começará parecido com outubro: temperaturas mais baixas, frio em alguns momentos e chuvas significativas por várias horas.

FERIADO NO FINAL DE SEMANA – Outubro se despede nesta sexta-feira (31) com sol entre nuvens no Interior, e tempo fechado entre a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o Litoral, com possibilidade de chuva leve nas áreas de serra. Não é descartada a possibilidade de temporais muito localizados nos Campos Gerais, Norte e região Central. As temperaturas não passam dos 22°C no Leste e de 27°C no Noroeste.

No primeiro dia de novembro, há previsão de chuva rápida e localizada à tarde na região Leste. No Oeste, Sudoeste, Noroeste e Norte o dia já começa com a ocorrência de tempestades localizadas, causadas por áreas de instabilidade que chegam à partir do Paraguai. Há possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. As temperaturas sobem um pouquinho no Leste, podendo chegar aos 24°C.

Já no Finados, domingo (02), a chuva será mais abrangente e persistente em todo o Estado da madrugada até a tarde, e os maiores volumes de chuva, acima de 50 mm, estão previstos para as regiões Oeste, Noroeste, Norte, Centro e Campos Gerais. A chuva virá acompanhada de raios e há a possibilidade de precipitação de granizo localizada nestas regiões, além de rajadas de vento ocasionais entre 50 km/h e 70 km/h. As tempestades se afastam na direção de São Paulo até a noite.

As temperaturas máximas caem um pouco, ficando entre 19°C e 22°C no Leste e não passando dos 25°C no Noroeste. As temperaturas mínimas, nos três dias, não terão muita alteração em comparação à última semana.

“Na segunda quinzena de novembro a tendência é de que tenhamos o retorno do sol, com predomínio de mais tempo seco do que chuvoso, e com isso as temperaturas vão voltar a subir. Então vamos ter uma gangorra ao longo do mês de novembro: vai começar com temperaturas baixas, frio, chuvoso, e depois terá mais espaço entre um período chuvoso e outro, trazendo a volta do calor em boa parte do estado do Paraná”, detalha Kneib.

DADOS HISTÓRICOS – Em novembro o volume de chuvas na média histórica é mais baixo do que em outubro. O lugar onde mais chove historicamente no mês é a região ao redor de Antonina, que tem uma média de acumulado de chuvas para novembro entre 200 mm e 225 mm. As regiões com menor acumulado de chuva historicamente no Paraná em novembro ficam ao redor de Cerro Azul e de Rio Negro, que tem volume entre 75 mm e 100 mm de chuva, em média.

Ao redor de Cândido de Abreu e em uma faixa próxima a Ponta Grossa e a Curitiba, além da região acima de Paranavaí, o volume de chuvas em novembro historicamente é de 100 mm a 125 mm. O acumulado histórico para o mês é de 175 mm a 200 mm no Sudoeste e próximo a Apucarana. Já no Oeste e em uma faixa que vai até Londrina e até Guarapuava, o acumulado histórico para novembro é de 150 mm a 175 mm de chuva. As outras áreas da faixa norte e uma faixa que passa por Telêmaco Borba e União da Vitória tem média histórica de acumulado de chuva entre 125 mm e 150 mm em novembro.

Com relação às temperaturas médias, as mais baixas de novembro historicamente ficam ao redor de Curitiba, General Carneiro e Palmas, com valores entre 16°C e 18°C. As mais altas são as do extremo Oeste e Noroeste, e ao redor de Cornélio Procópio, com valores entre 24°C e 26°C. O Litoral, as outras áreas da faixa Norte e do Oeste tem temperatura média entre 22°C e 24°C, com exceção de Toledo e Cascavel que, assim como a faixa central do Estado e a área próximo a Francisco Beltrão, tem temperaturas médias historicamente entre 20°C e 22°C em novembro. Os Campos Gerais ficam com temperatura média entre 18°C e 20°C.

As temperaturas mínimas de novembro, historicamente, são mais baixas em todo o Sul, Campos Gerais e parte oeste da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com valores em média entre 14°C e 16°C. Do Sudoeste, passando pelo Centro-Oeste até a faixa leste da RMC, as mínimas em novembro historicamente ficam em média entre 16°C e 18°C. As mínimas mais altas do mês são no Norte, Noroeste e Litoral, em média entre 18°C e 20°C.

As temperaturas máximas de novembro, historicamente, são no extremo oeste e extremo noroeste, acima dos 30°C. Em metade do estado, em uma faixa que vai do Sudoeste até o Norte, passando por Guarapuava e Telêmaco Borba, a média das temperaturas máximas historicamente fica entre 28°C e 30°C. No Litoral e em uma faixa que passa pelos Campos Gerais até Pato Branco, a média das máximas fica entre 26°C e 28°C. A menor média de temperaturas máximas em novembro no Paraná fica para a Região Metropolitana de Curitiba e o Sul, entre 24°C e 26°C.

“Em novembro chove menos que outubro, então não teremos tanta frequência de dias chuvosos. O calor fica mais marcante, principalmente no interior do estado. As faixas Oeste e Norte já começam a registrar vários dias consecutivos com temperaturas acima dos 30°C, o que deixa o tempo mais agradável. Mesmo no Leste, a tendência é de que as tardes e as noites não sejam tão geladas quanto o mês de outubro”, ressalta Kneib

Post anterior

Homem é preso com fios de cobre furtados e ferramenta usada em arrombamentos no Água Verde; bicicleta roubada foi recuperada

Próximo Post

Socorristas da Arteris Régis Bittencourt realizam parto às margens da BR-116, em Campina Grande do Sul

Cabral Motor

Vargas Motopeças

Dinnebier Soluções Financeiras

JRS Segurança

DPM2 – Agência de Viagens

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.

error: Conteúdo Protegido!
No Result
View All Result

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.