Um ônibus biarticulado foi atingido por um trem no fim da noite desta terça-feira (22), na Avenida Paraná, no bairro Cabral, em Curitiba. O impacto da colisão foi tão forte que a sanfona que articulava o coletivo se soltou, dividindo o veículo em duas partes.
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e prestaram atendimento no local. Ao todo, 11 pessoas ficaram feridas, mas nenhuma em estado grave.
Duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Evangélico, três ao Hospital São José, duas ao Hospital Cajuru e outras duas ao Hospital do Trabalhador. Duas pessoas recusaram atendimento médico. A vítima com ferimentos mais significativos foi classificada com lesões de natureza moderada.
Nota à Imprensa
Um ônibus cruzou a preferencial de uma passagem em nível na noite de ontem (22), no bairro Cabral, em Curitiba (PR). O acidente aconteceu após o motorista tentar cruzar a ferrovia quando o trem se aproximava, desrespeitando a sinalização do local e não adotando os procedimentos de segurança: “pare, olhe e escute”. O maquinista que acionou a buzina conforme procedimento padrão nos cruzamentos com vias municipais, foi surpreendido pela ação do motorista e acionou os freios de emergência, mas não foi possível parar a tempo devido ao peso e tamanho da composição.
Imediatamente, a concessionária solicitou o suporte das equipes de emergência para prestar atendimento médico aos acidentados. Em conjunto com os órgãos de trânsito, a empresa providenciou a liberação da via no início da madrugada.
De acordo com as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência é sempre do trem, e é considerada infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente (Art. 212).