Inspirado nos livros A Árvore Generosa, de Shel Silverstein, Aqui Estamos Nós, de Oliver Jeffers, e Ideias para Adiar o Fim do Mundo, de Ailton Krenak, o espetáculo do Projeto Palco Escola reflete e celebra o cuidado com o planeta e convida a uma reflexão sobre sustentabilidade.
O início do espetáculo evoca o movimento dos astros do sistema solar, representando a vastidão e a harmonia do universo. Em seguida, cada turma assume a responsabilidade de trazer à vida uma parte da narrativa, criando imagens poéticas do nosso cotidiano e da natureza generosa que nos envolve. O encerramento do espetáculo é guiado pelas palavras de Krenak, oferecendo suas ideias e esperanças para adiar o fim do mundo, nos convidando a imaginar novos futuros possíveis.
Os alunos e alunas vão se apresentar, no dia 29, para crianças que, muitas delas, nunca foram ao teatro.
Palco Escola
A vontade de artistas em transformar a realidade sociocultural de crianças e jovens próximos de bolsões de pobreza em Curitiba virou realidade por meio da Palco Escola. O trabalho consiste em oferecer, gratuitamente para alunos e alunas de escolas públicas, aulas de arte-educação por meio do teatro, com acompanhamento psicológico e pedagógico; além das oficinas de teatro e educação em direitos humanos dirigida para professores das escolas públicas. Nestes 22 anos de história foram mais de 8 mil estudantes atendidos, 30 mil espectadores nos espetáculos infanto-juvenil gratuitos produzidos pelos estudantes beneficiados, arte-educadores e artistas da equipe Palco Escola e pelo menos 60 mil pessoas impactadas indiretamente.
O reconhecimento pelos trabalhos prestados para a comunidade veio também por meio de diferentes prêmios e homenagens. A Palco Escola foi a vencedora da etapa regional do prêmio UNICEF. Além disso, parcerias foram feitas por meio de iniciativas governamentais e privadas, inclusive com empresários suíços que viram na instituição a oportunidade de elevar índices sociais na região.
“Nossas atividades de arte-educação contribuem de modo expressivo com a educação integral, sendo um poderoso instrumento para que possamos pensar em novos arranjos para a educação formal, o bem-estar e as políticas públicas, e ainda, para enfrentarmos com mais coragem e desenvoltura as desigualdades sociais”, explica a cofundadora e presidente da Palco Escola, Giselle Lima.
A Palco Escola funciona em prol de contribuir aos esforços necessários à inclusão social e à conscientização da importância do acesso à arte e à cultura. Desta forma, oportuniza aproximação aos bens culturais e ao desenvolvimento das próprias aptidões artísticas, potencializando o autoconhecimento, a autoestima, a confiança, as escolhas profissionais e na geração de estímulos positivos nesta fase da vida.
Atualmente a sede da Palco Escola, no Prado Velho, está em reforma e a equipe da associação busca parcerias privadas para a realização das obras de reconstrução. Entretanto, o trabalho não parou. As aulas de arte-educação estão ocorrendo dentro de escolas públicas parceiras desde o começo do ano.
As atuais aulas das turmas dentro das escolas são oportunizadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet, com incentivo fiscal das empresas Cesbe, Itambé, Servopa e Oregon.
Serviço:
Espetáculo Aqui Estamos Nós
29 de novembro, 10h e 14h
30 de novembro, 11h
Entrada gratuita.
Auditório Gregor Mendel, bloco 3 (verde)
PUC – Rua Imaculada Conceição, 1155. Prado Velho.