Neste domingo (20) , a Polícia Federal prendeu em flagrante delito um passageiro que alegou estar na posse de um artefato explosivo a bordo de uma aeronave no Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas. O incidente ocorreu por volta das 17h30, quando a Polícia Federal foi acionada pelo operador aeroportuário devido a uma ocorrência envolvendo passageiros embarcados em um voo com destino à cidade de Cascavel (voo 4727). O passageiro em questão declarou ter uma bomba consigo, acionando de imediato todo o protocolo de segurança do aeroporto.
As autoridades estabeleceram contato direto com o comandante da aeronave e foram seguidos todos os procedimentos de acionamento de segurança, incluindo a identificação do passageiro e a confirmação de se ele estava acompanhado por outras pessoas. Além disso, as bagagens de mão do passageiro foram submetidas a uma inspeção minuciosa com o auxílio de um detector de traços explosivos (ETD) móvel.
Após o preenchimento do “Termo de Desembarque Compulsório” pelo comandante da aeronave e a saída voluntária do passageiro, as bagagens de mão foram removidas da aeronave para a inspeção detalhada. As malas de porão do passageiro também foram submetidas ao mesmo processo, a fim de garantir a segurança dos demais passageiros e tripulantes.
O ETD móvel não identificou traços de explosivos nas bagagens do passageiro em questão. Com essa confirmação negativa, a ameaça foi descartada.