A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu dois integrantes de um grupo criminoso envolvidos em estelionatos. A ação aconteceu nesta terça-feira (6), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. Estima-se que o prejuízo gerado seja superior R$ 200 mil.
As investigações de alta complexidade iniciaram há três meses. A PCPR apurou que o grupo criminoso era responsável por praticar diversos estelionatos relacionados a contratos de empréstimos consignados na região.
Durante a investigação, verificou-se que os suspeitos, fazendo uso de uma empresa, ofereceriam às vítimas, em sua maioria vulneráveis, empréstimos pessoais ou consignados. Após ajustar os valores de empréstimos, os suspeitos solicitavam documentos pessoais à vítima, sendo que abririam contas em bancos eletrônicos com os dados pessoais das mesmas.
“Verificou-se que os suspeitos, alegando para às vítimas ser o procedimento para o empréstimo, abririam contas em bancos digitais e convenciam as vítimas a fazer reconhecimento facial para abertura de conta. Com a conta aberta, e de posse das senhas desta, realizaram empréstimos em nome da vítima e, posteriormente, transferiam os valores entre os integrantes do grupo criminoso”, destacou o delegado da PCPR Rodrigo Colombelli.
Na ação, os policiais civis ainda cumpriram quatro mandados de prisão e apreenderam uma arma de fogo. As investigações seguem a fim de identificar outros envolvidos no crime.