A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu duas pessoas em flagrante durante uma operação que teve como objetivo verificar denúncias que apontavam a comercialização de produtos farmacêuticos com prazo de validade expirado e sem a devida procedência legal. As capturas aconteceram nesta quinta-feira (2), no bairro Uberaba, em Curitiba.
A ação aconteceu em conjunto com a Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Farmácia (CRF). Conforme o delegado da PCPR Hormínio de Paula Lima Neto, as equipes fiscalizaram uma farmácia após solicitação formal de apoio da Vigilância Sanitária, que havia recebido denúncias sobre a comercialização irregular.
“No local, os agentes constataram a veracidade das informações e apreenderam uma grande quantidade de medicamentos vencidos e outros produtos em condições impróprias para o consumo”, explica.
Os detidos são sócios-proprietários do estabelecimento, sendo que um deles é o farmacêutico responsável técnico do local. Ambos foram conduzidos à delegacia e indiciados por crimes contra a saúde pública e pela venda de produtos impróprios para consumo.
“A ação deflagrada hoje visa proteger a saúde coletiva. A comercialização ilegal de medicamentos, notadamente aqueles já expirados e inadequados, representa um vetor de profundo risco à incolumidade pública, minando a confiança da população na cadeia de suprimentos farmacêuticos”, completa.
As investigações seguem para apurar a extensão das irregularidades. Ambos os capturados foram encaminhados ao sistema penitenciário.