A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou na manhã deste domingo (24), uma operação com o cumprimento de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão contra um padre, de 41 anos, investigado por crimes sexuais e outras irregularidades em Cascavel, no Oeste do Estado.
O inquérito policial foi instaurado em 16 de julho de 2025 para apurar denúncias de abuso sexual contra menores.
As investigações apontam indícios de conduta predatória desde 2010, quando o suspeito ainda era seminarista. As vítimas seriam adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de jovens vinculados a atividades religiosas, supostamente aliciados por meio de ofertas de dinheiro, presentes, viagens e convites para pernoitar na casa do investigado.
O suspeito exercia a função de pároco em uma igreja católica da região até o dia 14 de agosto de 2025, quando foi afastado de suas funções após surgimento das primeiras evidências. Além das denúncias de abuso, a investigação também apura possíveis irregularidades na gestão financeira da paróquia, prática ilegal da medicina por meio de terapias alternativas em consultório próprio e histórico de reincidência — incluindo uma tentativa de abuso contra um seminarista, registrada em 2010.
Até o momento, 11 pessoas foram ouvidas durante a investigação, sendo três delas vítimas já identificadas — uma menor de idade à época dos fatos e duas maiores de idade. Os mandados foram cumpridos na residência do investigado e em sua clínica.
As investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar novas vítimas e esclarecer todos os fatos.
A PCPR reforça a importância de que eventuais vítimas ou testemunhas entrem em contato com a instituição.