A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu quatro integrantes de uma organização criminosa responsável por fraudar licitações de peças de reposição e maquinários pesados de prefeituras de diversos municípios do Paraná. As capturas aconteceram durante operação deflagrada na manhã desta terça-feira (29), em Anahy e Cascavel, no Oeste do Estado. A ação contou com o apoio da Polícia Científica do Paraná (PCP).
Durante as buscas, foram apreendidos celulares e computadores.
INVESTIGAÇÃO – De acordo com o delegado da PCPR Lucas Américo, foi apurado que servidores municipais de prefeituras e agentes políticos participavam da organização criminosa.
Conforme investigações, a organização criminosa é capitaneada por um núcleo empresarial, o qual coopta servidores públicos municipais a fim de serem favorecidos nos certames públicos dos maquinários. Em troca, pagam os servidores com valores obtidos no decorrer do contrato.
“Nesta fase, foram constatados ainda crimes de peculatos com desvio de dinheiro público para aulas e eventos particulares. Ainda se verificou que, o servidor público tinha grande poder e conseguia estabelecer como os certames se realizariam antes mesmo de acontecer, já contratando diretamente serviços e posteriormente a desviando valores dos cofres públicos’, afirma o delegado.
Ao todo foram quatro pessoas presas preventivamente, o servidor público, o líder do grupo empresarial e mais dois membros do grupo. As investigações seguem em andamento a fim de identificar outros suspeitos da ação criminosa.