Na manhã deste domingo (6/10), policiais federais foram informados por um cidadão sobre a compra de votos no município de Ramilândia/PR. A cidade possui apenas um local de votação, que estaria sendo usado para essa prática. O relato mencionava um candidato a vereador que estaria comprando votos.
A compra de votos ocorre quando um candidato a cargo eletivo doa, oferece, promete ou entrega para o eleitor qualquer bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza – inclusive emprego ou função pública – com a finalidade de obter-lhe o voto.
A equipe da Polícia Federal realizou buscas na cidade e identificou o homem que aparecia nas imagens das câmeras de segurança. Os policiais também encontraram dinheiro em sua carteira. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Matelândia para prestar depoimento e para que as medidas cabíveis fossem tomadas pela autoridade policial.
Caso o ilícito eleitoral seja comprovado, ele poderá ser condenado a uma pena de multa, além da cassação do registro ou do diploma.