Na noite da última sexta-feira (3), policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) realizaram a abordagem de uma Land Rover em frente ao Posto Rodoviário de Alexandra, em Matinhos, litoral do Paraná. Durante a fiscalização, foi constatado que o veículo acumulava mais de R$ 25 mil em débitos pendentes desde 2022, configurando uma infração ao artigo 230, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe a condução de veículos não registrados e devidamente licenciados.
Por se tratar de uma infração gravíssima, o proprietário foi notificado, receberá uma multa e perderá sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o artigo 131 do CTB, um veículo só é considerado licenciado quando todos os débitos relacionados a tributos, encargos e multas de trânsito ou ambientais estão quitados, independentemente de quem seja o responsável pelas infrações.
O BPRv aproveitou a ocasião para reforçar a importância de os motoristas verificarem a regularidade documental de seus veículos antes de viajar, além de garantirem a manutenção adequada dos automóveis e a validade da habilitação do condutor.