A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11), uma operação de grande porte para desarticular uma organização criminosa responsável por abastecer com drogas diversas cidades da região Sudoeste do Estado. A ação ocorre com o apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Polícia Penal do Paraná (PPPR).
Ao todo, estão sendo cumpridos 44 mandados judiciais, sendo 35 de busca e apreensão e nove de prisão preventiva. As ordens são executadas simultaneamente nos municípios de Palmas, Francisco Beltrão, Pato Branco, Guarapuava, Mangueirinha e São João. A operação conta com o apoio aéreo do helicóptero da PCPR e com cães de faro das três forças de segurança.
As investigações tiveram início em maio deste ano e apontaram que o grupo era liderado por um homem que já está preso. Mesmo encarcerado, ele seguia comandando integralmente o esquema de tráfico por meio de uma estrutura externa formada majoritariamente por familiares, além de facilitadores e distribuidores que executavam suas determinações.
APREENSÕES LIGADAS AO GRUPO
A PCPR identificou ao longo do trabalho investigativo que a organização havia sido responsável por diversas apreensões de drogas nos últimos meses:
• Em março, um primo do líder foi preso com mais de 1 kg de cocaína.
• Em maio, dois homens ligados ao grupo foram detidos transportando mais de 13 kg de maconha.
• Em julho, um irmão e outro primo do mesmo indivíduo foram flagrados com quase 17 kg de maconha dentro de um veículo pertencente à mãe do líder.
A operação desta quinta-feira tem como objetivo aprofundar as investigações e promover a completa desarticulação da estrutura criminosa, encerrando o ciclo de comando exercido de dentro e fora do sistema prisional.





