A Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas deflagrou na manhã desta quarta-feira (14) uma operação de grande porte para desarticular uma organização criminosa responsável por pelo menos 12 roubos de cargas na BR-116. A ação ocorre de forma simultânea nas cidades de Curitiba, Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Corbélia. Os crimes causaram prejuízos estimados em R$ 3 milhões.
Ao todo, 60 policiais civis participam da operação, que conta com o apoio aéreo de um helicóptero da PCPR. Estão sendo cumpridos 27 mandados judiciais, sendo 12 de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão.
As investigações tiveram início após a apuração de um suposto roubo de carga em outubro de 2024, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. As diligências revelaram que o motorista da carga, supostamente vítima do assalto, havia sido cooptado pelo grupo e participou do crime, noticiando um falso roubo.
De acordo com o delegado André Feltes, da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas, a partir desse caso os envolvidos passaram a ser monitorados, o que possibilitou a identificação de uma extensa rede criminosa ligada a outros roubos na região da RMC e também no município de Barra do Turvo, São Paulo.
O grupo agia sempre na rodovia BR-116, circulando em busca de caminhões que transportavam cargas valiosas, especialmente equipamentos eletrônicos. As abordagens eram marcadas por violência: em todos os casos os criminosos efetuaram disparos de arma de fogo contra os condutores dos caminhões. Em um dos crimes, registrado em abril, o motorista perdeu o controle do veículo após os tiros e capotou.
Após as abordagens, os motoristas eram levados a estradas vicinais próximas, onde as cargas eram transferidas para outros veículos. Em alguns dias, os criminosos chegaram a realizar mais de um roubo.
A operação é resultado do trabalho conjunto entre a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Guarda Municipal de Campina Grande do Sul. As investigações seguem em andamento para identificar e responsabilizar todos os integrantes do grupo.