A Polícia Militar do Paraná, por meio de equipe de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 9º Batalhão da Polícia Militar, em Paranaguá, no litoral do estado, apreendeu na noite desta terça-feira (11), mais de dez toneladas de fertilizantes que foram furtados.
A ação aconteceu durante um patrulhamento realizado pelos militares estaduais na região da Estrada Velha do Rocio, em Paranaguá. Os policiais visualizaram dois homens próximos a uma grande quantidade de carga despejada sobre a rua e outros sacos cheios da mesma carga. Diante da aproximação policial, os suspeitos fugiram e não foram localizados.
Durante a abordagem, a equipe policial identificou os produtos como sendo furtados de caminhões no chamado crime de “vazadas”, como é popularmente denominada, um crime que consiste na abertura de bicas e tombadores dos caminhões que trafegam em baixa velocidade pelo perímetro portuário, para que a carga caia na via com o fim de ser varrida, ensacada, subtraída e vendida a receptadores que atuam na região.
Diante dos fatos, foi feito contato com uma Organização Não-Governamental que fica responsável pelo recolhimento de cargas oriundas de vazadas na região e realiza o encaminhamento pertinente aos produtos.
CARGA SEGURA – Desde o início do ano, a Polícia Militar do Paraná desencadeia uma ação de combate aos crimes de furto e receptação de cargas, em Paranaguá.
A operação faz parte de um esforço continuado que a Polícia Militar tem desenvolvido no município de Paranaguá, cujo objetivo central é prevenir e coibir o saque a caminhões e o armazenamento irregular de produtos, deixando a cidade mais segura para os profissionais que atuam na área portuária e para a própria população.