Uma equipe policial da 2ª Companhia do 13° Batalhão agiu após receber informações anônimas sobre uma ocorrência de tráfico de drogas envolvendo a substância conhecida como “Special K”, feita com anestésico para cavalos.
Após as denúncias, um indivíduo foi abordado e, com ele, foram encontradas três buchas de Special K. Após autorização, uma busca foi realizada em seu apartamento, onde foram localizados mais três frascos de 50ml da droga, além de embalagens. O indivíduo indicou seu fornecedor, levando os policiais a deterem outro indivíduo com 56 frascos da mesma substância, uma balança de precisão, duas buchas de MDMA e uma de “Special K”, juntamente com outra balança de precisão.
Diante dos fatos, ambos foram conduzidos à delegacia para os procedimentos cabíveis. Foram apreendidas 59 embalagens de Cetamina com 50ml cada, uma porção de MDMA, Buchas de “Special K”, balança de precisão e aproximadamente 50 embalagens vazias para armazenar a “Special K”.
A ketamina ou cetamina, também conhecida como Special K, é um anestésico geral utilizado em procedimentos cirúrgicos, entretanto é usada por algumas pessoas como uma droga, devido aos efeitos alucinógenos que ela causa, proporcionando ao usuário a sensação de estar fora do seu corpo. Essa substância causa uma série de danos à saúde, além de deixar seus usuários mais vulneráveis a perigos, devido aos apagões que ela causa. Por conta de seu efeito, a ketamina é uma das drogas utilizadas no “Boa noite, Cinderela”, coquetel manipulado por criminosos para roubar ou estuprar suas vítimas. Além do apagão, a droga também pode dificultar a mobilidade do usuário, causar taquicardia e pressão alta, náusea, vômito, torpor, depressão, amnésia, alucinações e problemas respiratórios potencialmente fatais. Os usuários podem também desenvolver uma “fissura” pela droga. Quando consumida em doses altas, os usuários podem experimentar o “K-Hole”, que é um efeito descrito como estar “fora do corpo” ou uma espécie “de quase morte”.