O prefeito Rafael Greca lança oficialmente, nesta terça-feira (16/5), a Operação Inverno e a Campanha do Agasalho 2023 – Doou Esquentou, para atendimento à população em situação de rua durante o período em que são registradas as menores temperaturas em Curitiba.
O trabalho para oferta de serviços e atendimento às pessoas em situação de rua será intensificado até 15 de setembro.
Para acolher essa população, a FAS contará com 180 novas vagas, sendo 100 delas em uma casa de passagem localizada no bairro Guabirotuba, e 80 emergenciais, instaladas no Campo Comprido.
Com essa ampliação, a FAS contará com 1.491 vagas de acolhimento, capacidade que poderá ser ampliada de acordo com a demanda.
Ações intersetoriais
A Operação Inverno será desenvolvida pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que faz a gestão das ações de proteção e de defesa civil, e pela Fundação de Ação Social (FAS), responsável pelas políticas da assistência social e do trabalho e emprego na capital.
A operação contará ainda com ações intersetorias de outras dez secretarias e instituições do município: Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional, Esporte Lazer e Juventude, Meio Ambiente, Governo Municipal, Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Educação, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Municipal de Administração Pública e da Assessoria de Direitos Humanos de Curitiba.
Voluntários
Voluntários também poderão participar da Operação Inverno, contribuindo na realização de alguns serviços, como a triagem de roupas no Disque Solidariedade, que recebe doações da população e faz o repasse para pessoas em vulnerabilidade social, e na distribuição de refeições nas unidades de atendimento.