O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, sancionou, neste domingo (30/3), a lei que permite o transporte de cachorros e gatos de pequeno porte no transporte coletivo da capital. A legislação, de autoria do vereador Tico Kuzma (PSD), foi aprovada em março pela Câmara Municipal de Curitiba e entra em vigor num prazo de 60 dias após a sanção.
Os animais, com peso até 12 quilos, deverão estar em caixas de transporte apropriadas, forradas com material absorvente para evitar o vazamento de dejetos. Animais que pesem até 5 quilos podem ser levados em bolsas, sacolas ou mochilas. O transporte será proibido das 5h às 9h e das 16h às 20h, considerados horários de pico.
A assinatura foi durante a última edição de março do Domingo no Centro, atividade que faz parte das ações do plano de redesenvolvimento da Prefeitura de Curitiba para a região central e é realizada na Rua Emiliano Perneta, entre a Praça Zacarias e a Rua Visconde de Nacar.
Também assinaram o documento o vice-prefeito Paulo Martins, o vereador Tico Kuzma e o presidente da Urbs, empresa que gerencia o transporte coletivo da cidade, Ogeny Pedro Maia Neto.