Na manhã desta quinta-feira (7), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 19,5 toneladas de maconha em uma carreta bitrem na rodovia PR-218, em Iguaraçu, no norte do Paraná. A operação foi realizada com o uso de ferramentas de inteligência, que permitiram a localização do veículo suspeito.
Durante a abordagem, o motorista, de 34 anos, afirmou que a carreta estava vazia. No entanto, os agentes notaram um forte odor característico de maconha. Em seguida, realizaram buscas no compartimento de carga, onde encontraram diversos fardos da droga, que totalizaram 19,5 toneladas após pesagem.
Segundo o depoimento do condutor, a droga foi carregada em Ponta Porã (MS) e tinha como destino final a cidade de Curitiba. Ele alegou que receberia uma quantia pelo transporte.
O motorista foi preso em flagrante e encaminhado, junto com a droga apreendida, para a Delegacia da Polícia Civil de Astorga (PR). Devido à quantidade expressiva de entorpecentes, a maconha foi incinerada com apoio do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército, de Apucarana, e da Polícia Civil de Astorga.
A PRF da região de Londrina já apreendeu mais de 63 toneladas de maconha neste ano, superando o total registrado em 2023, de 30,8 toneladas. Nas últimas 24 horas, outras duas grandes apreensões foram realizadas pela PRF na região: na quarta-feira (6), em Arapongas, foram encontrados 1.531 kg de maconha em um caminhão com teto falso; e em Cornélio Procópio, também na quarta-feira, foram apreendidos 1.230 kg da droga em dois veículos.
Com essas três operações, que somam mais de 22 toneladas de maconha, a PRF realiza uma das maiores apreensões de drogas do sul do país em 2024.