A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde desta quinta (25), 325 celulares que entraram irregularmente no país, em Nova Esperança (PR) e Mandaguari (PR).
Por volta das 10h30, agentes da PRF abordaram um casal que ocupava um Toyota Corolla, na BR-376, em Nova Esperança. Em vistoria, os policiais encontraram no porta-malas, 287 aparelhos de telefones celulares, que segundo o casal, foram adquiridos em Santa Helena (PR) e seriam comercializados em Goiânia (GO). Além dos celulares, também foram encontrados peças de reposição de telefones, perfumes e cosméticos, todos sem a documentação fiscal de entrada no Brasil.
Diante dos fatos, o casal – um homem de 59 anos e uma mulher de 46 – foi detido e conduzido até a Polícia Federal em Maringá (PR) para o registro do crime de descaminho. Os celulares foram encaminhados para Receita Federal.
Mais tarde, por volta das 12h30, os agentes da PRF abordaram um motorista que conduzia um GM Classic, ocupado por mais duas pessoas, em Mandaguari, na BR-376. Ao verificarem o porta-malas, os policiais encontraram 32 telefones celulares, além de diversos eletrônicos de variadas marcas, tais como pen drive, memórias para notebook, roteadores e câmeras de monitoramento, todos também de origem estrangeira sem a introdução regular no país.
Aos policiais, eles disseram que retiraram as mercadorias em Ponta Porã (MS) e pretendiam levá-las para serem revendidas em São Bento do Sul (SC).
Diante dos fatos, as mercadorias foram apreendidas e encaminhadas ao depósito da Receita Federal em Maringá. As pessoas, após identificadas e assinarem o Termo de Apreensão de Mercadorias, foram liberadas para seguirem viagem. Após a declaração, elas poderão responder pelo crime de descaminho, a depender do valor dos bens sonegados.
Operação Tamoio II – Iniciada no domingo (21), a operação faz parte de ações coordenadas pela PRF, com uso de equipamentos, tecnologias avançadas, agentes de inteligência e policiais especializados, em diversas áreas de atuação, contra a criminalidade.
Texto: Maciel Jr / Agência PRF