Durante uma operação de radar realizada na manhã de sábado (3), na BR 376, quilômetro 622, no município de São José dos Pinhais, a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um automóvel e uma motocicleta em velocidades muito acima do limite permitido. Enquanto a velocidade máxima no local é de 110 km/h, o automóvel foi capturado a 197 km/h e a motocicleta a 157 km/h. Ao todo, foram registradas 42 imagens durante essa operação.
O veículo flagrado a 197 km/h responderá de acordo com o Artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro. Esse artigo estabelece que é infração gravíssima transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias, quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50% (cinquenta por cento). As penalidades para essa infração incluem multa (três vezes o valor) e suspensão do direito de dirigir.
Dessa forma, o condutor do veículo flagrado a 197 km/h estará sujeito a uma multa no valor de R$ 880,41, além de ter o direito de dirigir suspenso pelo período de 2 a 8 meses. Em caso de reincidência no período de 12 meses, a suspensão poderá variar de 8 a 18 meses.