A Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuou 23 motoristas por utilizarem o celular para filmar acidentes na BR-153, em São José do Rio Preto (SP). As infrações foram flagradas durante o atendimento da PRF a 3 engavetamentos entre os km 61 e 66 da rodovia.
Segundo informações da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante ocupa a terceira posição entre as principais causas de m0rtes no trânsito no Brasil, ficando atrás apenas do excesso de velocidade e do consumo de álcool.
De acordo com o artigo 252, parágrafo único, do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir manuseando o telefone celular é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, além de 7 pontos na CNH do motorista.
O impacto na pontuação do condutor também é relevante.
Desde a entrada em vigor da Lei 14.071/2020, que alterou as regras de suspensão, a contagem de pontos varia de acordo com a gravidade das infrações cometidas.
O motorista pode ter a CNH suspensa com 20 pontos, caso tenha duas ou mais autuações gravíssimas; com 30 pontos, se tiver apenas uma; ou com 40 pontos, se não houver nenhuma gravíssima.
Conteúdo elaborado por Walber Pydd, advogado especialista em trânsito da CWB Multas, saiba mais clicando aqui





