Um vereador em Curitiba apresentou projeto para implementar a Faixa Azul para trânsito de motociclistas em Curitiba. A ideia é seguir o modelo implementado na cidade de São Paulo, que reduziu drasticamente os sinistros (acidentes) nestes locais.
A ideia, segundo o vereador, não seria uma via exclusiva para motocicletas, mas uma demarcação no asfalto, entre as faixas de automóveis. O objetivo seria organizar o tráfego de motos em situação de congestionamento, promovendo um trânsito mais seguro sem alterar a dinâmica das vias.
O projeto de lei foi protocolado na Câmara Municipal de Curitiba e passará por análise da Procuradoria Jurídica, antes de ser debatido nas comissões permanentes da Casa.
Em 2024 os vereadores já haviam declarado apoio à implantação da Faixa Azul.
Levantamento da CET/SP demonstrou que trafegar na Faixa Azul é até 20 vezes mais seguro para motociclistas.
O projeto-piloto da Faixa Azul foi criado por profissionais da CET, seguindo experiências da Malásia, de cidades australianas e dinamarquesas. O objetivo foi reorganizar o espaço viário proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.
A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma m0rte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros “humanos” dos diferentes usuários do viário possam ocasionar em ferimentos graves ou m0rtes. Fontes: XV Curitiba, Câmara Municipal de Curitiba e CET/SP.
Conteúdo elaborado por Walber Pydd, advogado especialista em trânsito da CWB Multas, saiba mais clicando aqui.