A Federação Nacional de Associações de Detran (Fenasdetran) voltou a propor que o poder público determine a colocação de fotos de tragédias do trânsito nos rótulos de bebidas alcoólicas: Seria como já se faz com as fotos dos males à saúde causados pelo cigarro.
O presidente da Federação lembra que o assunto é discutido há 10 anos. Para ele, “a campanha com mensagens nos rótulos de bebidas alcoólicas é um meio a mais de explorar o tema álcool não combina com direção de automóvel”. A proposta é que, a exemplo do que ocorre com o cigarro (campanhas contra o fumo) a exposição em garrafas de bebidas alcoólicas com fotografias de eventos de trânsito provenientes do uso de bebidas alcoólicas.
Já existe proposta nesse sentido na Câmara dos Deputados. Além da frase, os rótulos devem trazer imagens que ilustrem o sentido da mensagem.
De acordo com o autor do projeto, pesquisa realizada em todas as capitais do País pelo Ministério da Saúde demonstrou que 6,7% da população adulta admitiu conduzir veículo motorizado após o consumo de bebida alcoólica.
Segundo dados oficiais, o Brasil registrou crescimento de 13,5% no número absoluto de mortes por acidentes de trânsito, entre 2010 e 2019. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), a taxa de mortalidade por 100 mil habitantes aumentou 2,3%. Fonte: Portal do Trânsito.
Por Walber Pydd, advogado especialista em trânsito da CWB Multas, saiba mais clicando aqui.