sexta-feira, 15 agosto, 2025
Plantão 190
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
Plantão 190
No Result
View All Result
Home Curitiba

Quer ganhar uma muda de árvore? Distribuição começa nesta sexta-feira em Curitiba

por Jéssica Frigério
14 de agosto de 2025
em Curitiba, Notícias
0
Quer ganhar uma muda de árvore? Distribuição começa nesta sexta-feira em Curitiba

Foto: Isabella Mayer/SECOM (arquivo)

A entrega gratuita de 10 mil mudas de árvores nativas para os moradores de Curitiba começa nesta sexta-feira (15/8) pela Regional Pinheirinho, na Rua da Cidadania, a partir das 11h. Cada uma das dez regionais vai distribuir mil mudas de árvores para a população.

As entregas fazem parte do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba, que tem a meta de plantar 500 mil árvores na cidade nos próximos quatro anos. Desde janeiro deste ano, já foram plantadas 100 mil árvores na cidade pela Prefeitura e pela população.

Nas demais regionais, as entregas terão sequência no dia 21 de agosto, no Tatuquara, e no dia 22 na Fazendinha/Portão. Na terça, 26 de agosto, as entregas acontecerão simultaneamente nas regionais Cajuru, Boqueirão, Bairro Novo e Boa Vista.

Em Santa Felicidade e na Matriz as entregas vão acontecer no dia 27 de agosto. Na última sexta-feira do mês, 29 de agosto, será a vez de os moradores da CIC pegarem suas mudas de árvores.

Documentos

Para garantir uma muda de árvore, o morador precisa apresentar um documento e um comprovante de residência para a retirada. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) pede também que as pessoas levem uma sacola para transportar as mudas.

A exigência de documentação tem como objetivo cadastrar o destino das mudas para que seja feito um controle de georreferenciamento pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). As informações serão incluídas no Hipervisor da Prefeitura, plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos.

Bom para o meio ambiente

A infraestrutura verde na cidade traz diversos benefícios, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera. O programa Meio Milhão de Árvores também faz parte das estratégias do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), para tornar Curitiba mais resiliente frente à emergência climática.

Plantio responsável

Todo plantio de árvores feito em ruas de Curitiba precisa ser avaliado e autorizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A escolha da espécie para as vias públicas deve seguir regras e normas definidas pelo Departamento de Arborização e Produção Vegetal.

Plantios irregulares de árvores frutíferas e invasoras geram problemas em calçadas e na sinalização viária. Quando o morador quiser plantar árvores em ruas ou áreas públicas, deve fazer antes a solicitação pela Central 156, informando o local. O pedido será enviado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que fará a avaliação.

Entrega de mudas de árvores

Sexta-feira (15/8) – 11h
Pinheirinho
Endereço: Av. Winston Churchill, 2.033

Quinta-feira (21/8) – 9h
Tatuquara
Endereço: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

Sexta-feira (22/8) – 11h
Fazendinha/Portão
Endereço: Rua Carlos Klemtz, 1.700

Terça-feira (26/8) – 9h
Cajuru
Endereço: Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150

Boqueirão
Endereço: Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430

Bairro Novo
Endereço: Rua Tijucas do Sul, 1.700

Boa Vista
Endereço: Av. Paraná, 3.600

Quarta-feira (27/8) – 9h
Santa Felicidade
Endereço: Rua Santa Bertila Boscardin, 213

Matriz
Endereço: Praça Rui Barbosa, 101

Sexta-feira (29/8) – 11h
CIC
Endereço: Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460

Post anterior

Veja quando começa a venda de ingressos para o espetáculo da Disney; parceria com a Prefeitura garante preços populares

Próximo Post

Dupla é neutralizada pela RONE em confronto em Almirante Tamandaré

Cabral Motor

Vargas Motopeças

Dinnebier Soluções Financeiras

JRS Segurança

DPM2 – Agência de Viagens

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.

error: Conteúdo Protegido!
No Result
View All Result

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.