Um radar instalado na marginal da Linha Verde com a Comendador Franco, em Curitiba, tem incomodado motoristas que trafegam pela região. São condutores que receberam, em menos de três dias, cinco multas exatamente no mesmo lugar e que alegam que a sinalização precisa ser reforçada para evitar transtornos de trânsito para a população. Somente em fevereiro, o equipamento flagrou 13.541 infrações, ou seja, 483 multas por dia em um mês composto de 28 dias em 2022.
Com características rodoviárias, a Linha Verde tem velocidade estipulada em 70 km/h no trecho urbano. Junto com a Avenida Comendador Franco, mais conhecida como Avenida das Torres, são as únicas da cidade que têm esse limite. Já as vias lentas (marginais) da Linha Verde, que servem de entrada e saída entre a rodovia e os bairros, pelas suas próprias características de acesso, têm velocidade máxima reduzida para 40 km/h.
No caso do radar fixo que está multando vários motoristas, ele foi instalado no fim do mês de janeiro. Muitas reclamações a respeito da sinalização no local, uma vez que existe a possibilidade de o motorista não visualizar a placa de radar com a máxima velocidade de 40 km/h. Fonte: Tribuna do Paraná.
Além disso, uma placa de velocidade de 70km/h tem causado confusão entre os motoristas.
A lei estabelece que a sinalização deve ser clara, não podendo dar margem para dúvidas, devendo, ainda, constar nos dois lados da pista em caso de duas faixas de rolamento. Segundo denúncia de motoristas, a prefeitura retirou as placas de sinalização que geraram a dúvida entre os motoristas.
Na dúvida, sempre consulte um especialista em direito de trânsito.
Com informações de Walber Pydd, advogado da CWB Multas. Saiba mais clicando aqui.