A Receita Federal, em ação conjunta com a Polícia Federal, realizou na manhã de hoje, (9), a apreensão de uma grande quantidade de cocaína em contêineres que teriam como destino a África do Sul. A cocaína estava oculta em meio a uma carga de esmalte cerâmico, no porto de Navegantes (SC). É a maior quantidade de cocaína apreendida em 2023 pela Receita Federal em Santa Catarina neste ano.
A droga ainda está sendo retirada da carga, mas já foram encontrados 540 kg de cocaína. Imagens do scanner da Receita Federal apontam que dois outros contêineres também têm indícios de ocultarem droga em suas cargas. Veículos de imprensa que quiserem fazer imagens do procedimento podem se encaminhar para o terminal da Portonave em Navegantes. O delegado da Alfândega da Receita Federal em Itajaí, auditor-fiscal Marcus Vinicius Nali Simioni Filho, estará no local para dar entrevistas.
Esta é a quarta apreensão de cocaína realizada pela Receita Federal no Porto de Navegantes em 2023. Nas três apreensões anteriores foram encontrados 794 kg de cocaína. Este ano já foram apreendidos em operações da Receita Federal em Santa Catarina, aproximadamente 1.218 kg da droga, com outras três apreensões tendo sido realizados no complexo portuário de Itapoá.