A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram na manhã desta quinta-feira (15) a Operação Sanguinis, que tem como objetivo desarticular um esquema criminoso de lavagem de dinheiro proveniente do crime de descaminho. A ação ocorre simultaneamente nas cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel e São José do Rio Preto (SP).
As investigações começaram após apreensões de centenas de celulares em cargas com fundo falso, transportadas dentro de móveis comercializados por uma das empresas investigadas. Em outra ação, os aparelhos estavam ocultos em meio a peças de motocicletas, o que chamou a atenção das autoridades para a possível atuação sistemática do grupo. Em uma das ocorrências, o principal investigado chegou a ser preso em flagrante por ocultar celulares dentro de seu próprio veículo.
O avanço da apuração revelou indícios do uso de empresas de fachada e laranjas para ocultar a origem e o destino dos recursos ilegais. Uma das empresas investigadas demonstrou movimentação financeira incompatível com a renda declarada e ausência de atividade econômica real. O elevado padrão de vida do investigado e de sua esposa também reforçou as suspeitas de dissimulação patrimonial.
Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná e de São Paulo. Durante as diligências, um dos alvos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, descaminho, ocultação de bens e outros delitos que possam surgir ao longo das investigações.