O Swadisht adotou o selo que garante o respeito às tradições do Islã no início deste ano para as duas carnes mais consumidas no local: bovina e frango; Paraná é o maior exportador do Brasil de proteínas com a certificação
O governador do Paraná, Ratinho Junior, se reuniu na última terça-feira (12), em Dubai, com representantes da Cdial Halal, certificadora que atua na América Latina credenciada pelos principais órgãos oficiais dos Emirados Árabes Unidos e do Golfo Pérsico, referência global em certificação halal. O encontro deve fortalecer e aumentar os negócios e o turismo com muçulmanos que apenas consomem produtos com a certificação que garante o respeito às tradições do Islã.
O Estado é o maior exportador de proteína halal do Brasil, considerando o embarque conjunto de derivados de aves e bovinos. Mas além de atender o mercado externo, os produtores paranaenses também estão encontrando clientes “dentro de casa”. Um exemplo é o Swadisht, restaurante que é referência em culinária indiana em Curitiba e que adotou a certificação halal no início deste ano para as duas proteínas mais consumidas no local: bovina e frango.
Proprietário do restaurante, o indiano Jeetu Khemani afirma que adotou a medida para atender aos clientes muçulmanos que exigem insumos que respeitem as regras estabelecidas pela certificação. “Na Índia, 14% da população é muçulmana. Já no mundo, estes representam 25%. Assim, a dieta halal tem crescido exponencialmente em todos os países, inclusive arrebatando alguns adeptos de outras religiões que enxergam nela uma opção mais saudável, com menos aditivos industrializados”, afirma.
FORNECEDORES LOCAIS
O Swadisht trabalha com dois fornecedores para cada uma das proteínas. No caso da bovina, o frigorífico Argus, localizado em São José dos Pinhais, é quem fornece o mignon com a certificação Halal. Já no caso do frango, a cooperativa Lar, presente nos três estados da região Sul, é responsável por fornecer os cortes com o selo no restaurante.
Jeetu afirma que todos os clientes podem pedir pelos produtos com a certificação em pratos preparados com as proteínas. “Solicitamos, no entanto, que seja avisado no momento da reserva ou comunicado no máximo duas horas antes”, afirma. Importante ressaltar que existe um acréscimo de 10% no valor do prato ao optar pela carne halal, visto que este é um insumo de produção especial e, portanto, um pouco mais caro.
O QUE SIGNICA HALAL?
O termo representa aquilo que é lícito ou permitido aos muçulmanos, e não se refere somente aos alimentos, como também aos hábitos do dia a dia, à rotina de trabalho, etc. No caso das proteínas animais, a produção deve seguir certas regras. Por exemplo, o animal não pode ter se alimentado em vida com rações que levam aditivos ou proteína animal, nem podem ter recebido doses de hormônio de engorda, entre outras.
*com informações da Agência Estadual de Notícias
SERVIÇO
Endereço: Av. Vicente Machado, 2036 – Batel, Curitiba/PR. Telefone: (41) 3015-1056 | WhatsApp: (41) 98735-9386.
Reservas online: 24h pelo TheFork, com botões também no website, TripAdvisor e Facebook. Reservas: a partir das 16h pelo telefone ou WhatsApp.
Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 19h às 23h30
Estacionamento: no local, coberto, com serviço terceirizado.
Sobre o Swadisht Indian Cuisine
Em um cenário amplo e elegante, que mistura arquitetura contemporânea com ambientação temática, o restaurante Swadisht apresenta um extenso cardápio assinado pelo chef Ravi Shinde, baseado na milenar cozinha tradicional indiana, com toques criativos e uma seleta carta de vinhos. Localizado em uma região nobre de Curitiba, considerada um dos polos gastronômicos da cidade, o restaurante oferece serviço internacional e todas as facilidades necessárias aos clientes mais exigentes. É reconhecido como referência na gastronomia asiática, sendo ganhador de diversos prêmios importantes. A aplaudida culinária, somada ao seu mix perfeito, traduz o sucesso conquistado desde 2003.