Um crime de profanação foi registrado em Guarapuava, na região central do Paraná, na manhã desta quinta-feira (2). O Santuário Schoenstatt Tabor das Vocações foi arrombado, e do local foram levados objetos litúrgicos e hóstias consagradas.
Câmeras de segurança flagraram o momento em que uma pessoa entra no santuário. Nas imagens, é possível ver o suspeito se ajoelhando e forçando a porta até conseguir arrombá-la. Ele entra e sai do espaço algumas vezes, chega a mexer no altar e, em determinado momento, usa uma cadeira para deslocar a câmera interna, tentando evitar o registro da ação.
Com uma capa de chuva amarela em mãos, a pessoa enrola os objetos furtados e sai correndo pelo pátio, atravessando a rodovia e fugindo pela mata.
Segundo informações da igreja, foram levados além de hóstias:
-
uma âmbula, recipiente usado para guardar as hóstias;
-
um ostensório, usado para expor a hóstia consagrada durante a adoração;
-
uma teca eucarística, usada para transportar a Eucaristia.
De acordo com a Igreja Católica, após a consagração, a hóstia deixa de ser um simples símbolo e passa a ser considerada o Corpo de Cristo. Por isso, o bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, classificou o crime como um atentado de extrema gravidade.
O furto foi percebido por uma funcionária da limpeza, que encontrou as portas do sacrário arrombadas. A Polícia Militar foi acionada e um Boletim de Ocorrência foi registrado.
A capela ficará fechada por tempo indeterminado.
Com informações de g1