A Guarda Costeira dos EUA divulgou hoje, por volta das 14h (horário de Brasília), informações sobre o submarino turístico que desapareceu durante um passeio pelos destroços do Titanic. Segundo o capitão Jamie Frederick, estima-se que a embarcação tenha aproximadamente 40 horas de ar respirável, o que significa que o suprimento seria suficiente até por volta das 6h de quinta-feira (22).
O capitão Frederick destacou que especialistas altamente capacitados estão envolvidos nas operações de busca. No entanto, ele ressaltou que essa é uma missão singular e repleta de desafios. A busca pelo submarino está sendo realizada com o auxílio de aeronaves, que sobrevoam a área onde ocorreu o desaparecimento.
De acordo com informações anteriores da Guarda Costeira dos EUA, o submarino transportava um piloto e quatro passageiros.
Submarino que levava turistas para ver os destroços do Titanic desaparece no Oceano Atlântico
Submarino que levava turistas para ver os destroços do Titanic desaparece no Oceano Atlântico
Um submarino utilizado para levar turistas até os destroços do Titanic desapareceu no Oceano Atlântico nesta segunda-feira (19). A embarcação pertence à empresa OceanGate, que realiza expedições até o local onde repousam os restos do famoso navio naufragado.
Os destroços do Titanic estão localizados a aproximadamente 600 km da costa do Canadá. Após o desaparecimento do submarino, as guardas costeiras dos Estados Unidos e do Canadá iniciaram operações de busca e resgate. As autoridades canadenses enviaram uma aeronave militar e um navio para auxiliar nas buscas.
De acordo com informações dos Estados Unidos, cinco passageiros estavam a bordo do submarino no momento do desaparecimento. As embarcações submersíveis da OceanGate têm capacidade para transportar até cinco pessoas. A empresa divulgou um comunicado afirmando que está explorando todas as opções para garantir a segurança da tripulação e trazê-los de volta em segurança.
A OceanGate cobra o valor de US$ 250 mil (aproximadamente R$ 1,19 milhão) de cada passageiro que participa de suas expedições para visitar os destroços do Titanic. A empresa havia iniciado sua quinta missão aos destroços na semana passada, com previsão de término na próxima quinta-feira.
As expedições duram cerca de oito dias, sendo que o submarino leva aproximadamente 2,5 horas para descer até a profundidade de 3.800 metros onde estão os destroços do Titanic. O submarino desaparecido é chamado Titan e é classificado como submersível, dependendo de uma plataforma de apoio para ser implantado e retornar à superfície. Essas embarcações turísticas permitem que os passageiros explorem o mundo submarino sem a necessidade de serem mergulhadores ou passarem por treinamento especializado.
As autoridades continuam empenhadas nas operações de busca e resgate, esperando localizar e resgatar a tripulação do submarino desaparecido o mais rápido possível.
A empresa já divulgou imagens em alta definição dos destroços do Titanic que foram filmadas em uma das suas missões.